Oliveira Júnior


FUTEBOL

SELEÇÃO MINEIRA DE MASTER ENFRENTARÁ JANAÚBA

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A seleção mineira de master fará uma exibição nesta cidade no domingo, dia 5. Em campo estarão jogadores que defenderam a Seleção Brasileira e disputaram a Copa do Mundo. A Seleção Mineira enfrentará a Seleção de Janaúba, da mesma categoria, às 16h de domingo, no estádio Gentil Lima (Tupizão). O ingresso custa R$ 5,00 com direito a sorteio de brindes.

De acordo com o radialista Pedro Wilson, organizador do jogo, a intenção é proporcionar oportunidade para os adeptos de futebol de reviverem e conhecerem as habilidades dos atletas que contribuíram para a prática esportiva e tiveram bom desempenho no futebol mineiro e nacional, e até internacional.

Pedro Wilson, que há 15 anos é narrador esportivo da rádio Sociedade Gorutubana AM (1380 Khz), em Janaúba, destaca ainda que o jogo de futebol master entre as seleções Mineira e de Janaúba também promoverá o intercâmbio entre torcedores e os jogadores. Entre os atletas que comporão a seleção mineira estão Éder Aleix, Luizinho, Sérgio Araújo, Joãozinho, Careca, Douglas, Nonato e o goleiro Milagres. Esses jogadores atuaram pelo América, Atlético e Cruzeiro.

Na preliminar do jogo das seleções haverá a partida entre comerciantes que estarão distribuídos em dois times que representarão tanto o Atlético quanto o Cruzeiro, os principais clubes de futebol de Minas Gerais.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 19h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CAMINHÃO CAPOTA E MATA TRÊS ÍNDIOS EM MISSÕES

 

SÃO JOÃO DAS MISSÕES – Três índios da aldeia Xacriabá morreram em acidente na tarde de segunda-feira, dia 30, neste município. Eles estavam no caminhão, de cor branca, placa BQP-9802, de propriedade da aldeia Xacriabá, situada neste município. De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista perdeu o controle e o veículo capotou.

Em conseqüência desse acidente, morreram Calixto Florindo Bezerra, Helena Florinda de Jesus Carneiro e Juvenal Ferreira da Silva. Outras seis pessoas ficaram feridas e foi encaminhadas para hospitais de Manga e Januária.

O acidente ocorreu por volta de 16h30. A Polícia Técnica da Delegacia Regional de Polícia Civil de Januária deverá concluir nos próximos dias o laudo da perícia que apontará a real causa desse trágico acidente em São João das Missões, município situado entre Manga e Itacarambi, no Norte do Estado.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 18h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADANIA

PAI COLOCA 20 NOMES NA FILHA PARA ELA FICAR FAMOSA

 

Carteira de identidade de Tamara traz

17 nomes abreviados por falta de espaço.

 

O que tira Tamara do sério é ver as pessoas rirem da quantidade de iniciais existentes na sua carteira de identidade. São 17 abreviaturas, porque não havia espaço no campo para escrever os 20 nomes que a jovem ganhou ao nascer. Só na certidão de nascimento aparecem todos eles. O último, Galdino, é o sobrenome herdado dos pais. Na carteira de identidade, o nome fica assim: Tamara Tatiana E R S H C C B A A C R D B L C M B Galdino.

"Meu pai dizia que queria que um dia eu ficasse famosa, por isso, colocou esse montão de nome", diz Tamara Taiana Elis Regina Satiko Harumi Clelia Cristina Bethania Angelica Amelia Catarina Rafaela Denis Berenice Lidia Clementina Magnolia Branca Galdino, 23 anos, moradora de Botafogo, em Campinas.

Quando sai de casa, ela leva também a certidão de nascimento. "É a prova que eu sou eu e que me chamo isso tudo",disse. "Ele (o pai) queria que eu ficasse muito conhecida", afirmou, referindo-se ao pai, que morreu há quatro anos. "E deu nisso. Digo o meu nome, pensam que é piada e caem na risada". Tamara confessa confessa que até hoje não fez questão de decorar o próprio nome.

Carregar um nome tão grande trouxe popularidade, mas também constrangimento e frustação. "Nas lojas do comércio, as meninas do crediário demoram para achar o cadastro. O nome não cabe no computador. Eu quero morrer!", brinca Tamara.

A jovem tentou reduzir o número de nomes, mas descobriu que teria de pagar quase R$ 1 mil ao cartório para isso. Como está sem dinheiro, Tamara espera que algum dia possa diminuir seu nome e seu tormento. Enquanto isso, nas ocasiões que dispensam formalidades, ela assina apenas Tamara Taiana Galdino. Ser famosa? Que nada, ela quer só uma casa própria e um pouco mais de conforto.

REALEZA

Os livros de história do Brasil mostram que D. Pedro l era Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim Jose Gonzaga Pachoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Já D. Pedro ll foi mais econômico: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocardio Miguel Gabriel Gonzaga. Sua filha chamava-se Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, mais conhecida como Princesa Isabel. (Fonte: Portal Terra)


Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 13h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FUTEBOL

IRAQUE VENCE SAUDITAS E CONQUISTA A COPA DA ÁSIA

 

Sem nunca ter participado de uma Copa do Mundo e sequer antes chegado a uma final continental, o Iraque obteve o seu primeiro grande feito no futebol ao vencer neste domingo a Arábia Saudita por 1 a 0 e conquistar a Copa da Ásia, em Jacarta, na Indonésia.

A campanha surpreendente dos iraquianos foi coroada com um gol de Younis Mahmoud, aos 26min do segundo tempo.

Treinado pelo brasileiro Jorvan Vieira, o Iraque derrubou favoritos, como a Coréia do Sul e a Austrália, em sua caminhada até o título. A Arábia Saudita é dirigida por outro brasileiro, o técnico janaubense Hélio dos Anjos.

Com o título, o Iraque está classificado para a Copa das Confederações, que reunirá todos os campeões continentais e da Copa do Mundo. Por enquanto, Brasil, Estados Unidos e Itália estão garantidos.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 11h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FUTEBOL

TÉCNICOS BRASILEIROS DECIDEM A COPA DA ÁSIA

Iraque, de Jorvan Vieira, e Arábia Saudita, de Hélio dos Anjos, fazem a final neste domingo

 

 

Foto crédito Divulgação:

Jorvan Vieira e Hélio dos Anjos

se cumprimentam antes da final.

 

Globoesporte.com e agências de notícias

 

Assim como em 2004, o título da Copa da Ásia ficará nas mãos de um técnico brasileiro. Depois de Zico ter levado o Japão ao bi há três anos, o Iraque, de Jorvan Vieira, e a Arábia Saudita, de Hélio dos Anjos, fazem neste domingo a final da competição em Jacarta (Indonésia), às 9h30m (de Brasília).

A seleção iraquiana chega pela primeira vez à decisão da Copa da Ásia, enquanto os sauditas já venceram três vezes a competição e chegaram a cinco finais nos últimos seis torneios.

“Muitos devem estar surpresos porque Arábia e Iraque estão na decisão, mas nós merecemos. Se observar todos os jogos do campeonato, verá que não é uma surpresa estes dois times terem chegado ao último jogo”, diz Hélio dos Anjos, que assumiu a seleção da Arábia após a saída do também brasileiro Marcos Paquetá.

Os iraquianos ficaram na liderança do Grupo A na primeira fase, na frente de Austrália, Tailândia e Omã. Depois, a seleção de Jorvan eliminou o Vietnã e a Coréia do Sul para chegar à decisão. Em sua campanha, a Arábia foi a líder do Grupo D (contra Coréia do Sul, Indonésia e Bahrein) e passou por Uzbequistão e Japão até a final.

“Será um grande jogo, são duas boas equipes. A Arábia tem o melhor ataque com 13 gols, e nós temos a melhor defesa, pois só levamos dois”, analisa Jorvan.

As carreiras de Hélio dos Anjos e Jorvan Vieira são bem diferentes. O ex-goleiro Hélio já treinou vários clubes no Brasil, como Juventude, Vitória, Atlético-PR, Grêmio, Vitória, Goiás, Vasco, Sport, Fortaleza, São Caetano e Bahia. Em seu currículo tem os títulos da Série B do Brasileirão (1999, Goiás) e de Estaduais (Goiano, Paranaense e Pernambucano).

Jorvan é menos conhecido da torcida brasileira. Profissionalmente, treinou apenas a Portuguesa Carioca. Em 1978, foi para o Oriente Médio trabalhar em um time do Catar. Fez carreira pela região e comandou 26 equipes e quatro seleções. Desde que assumiu o Iraque, há dois meses, foi apenas uma vez ao país e já avisou que não continuará na seleção após a Copa da Ásia. A violência assusta o brasileiro. Afinal, após as vitórias da equipe nas quartas-de-final e na semifinal

Zico, campeão com o Japão em 2004, comemora de longe pelo sucesso dos técnicos brasileiros no campeonato.

“O Hélio dos Anjos jogou comigo no Flamengo, era o terceiro goleiro quando tínhamos Raul e Cantarele. Outro detalhe curioso é que o Fernando Soares, preparador-físico do Iraque, foi meu preparador no Flamengo. Então, estou feliz por eles e também pelo Jorvan, que certamente fez um trabalho com muita dificuldade num país em guerra que é o Iraque. Um pouco de alegria num país que vem sofrendo muito, inclusive a seleção se prepara fora do país”, diz o Galinho em seu site oficial.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 01h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

ACIDENTE COM MOTO NA BR-122, PERTO DE BOM JESUS, DEIXA TRÊS FERIDOS

 

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Três pessoas ficaram feridas em acidente na noite de ontem, sexta-feira, dia 27, na BR-122, trecho entre Porteirinha e Nova Porteirinha. O fato aconteceu por volt de 19h50 nas proximidades do povoado de Bom Jesus.

De acordo com o Cabo Arley, da Polícia Rodoviária Estadual, uma motocicleta atropelou João Fernando de Souza, 32 anos, que atravessava a pista. João Fernando ficou ferido.

A motocicleta era conduzida por Antônio Lélis da Silva, 56 anos, e transportava na garupa o passageiro José Eduardo de Brito, 40 anos. Antônio e José Eduardo ficaram feridos e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Janaúba e encaminhados para o Hospital Regional, em Janaúba. Devido à gravidade dos ferimentos, o motoqueiro Antônio Lélis foi levado para unidade hospitalar de Montes Claros.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

MAIS TRÊS TRAGÉDIAS NAS ESTRADAS DE MINAS

 

Foto crédito Corpo de Bombeiros de Janaúba:

Em dois dias, duas colisões com três automóveis nas estradas de Minas Gerais.

Na foto, veículo que colidiu em outros dois na BR-122, perto de Porteirinha.

 

Ontem, sexta-feira, dia 27, ocorreram mais três tragédias em estradas de Minas Gerais. Em dois acidentes houve o envolvimento de ônibus. Na madrugada, na BR-262, próximo a Campos Altos, na região de Parnaíba, houve a colisão entre um ônibus e Fiat Uno. Cinco pessoas morreram, sendo três do ônibus e duas do automóvel.

Na tarde de ontem, quatro pessoas morreram na colisão de três veículos na BR-040, próximo a Conselheiro Lafaiete, na Zona da Mata. Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas.

E na noite de ontem, uma pessoa morreu e outras 19 ficaram feridas em um acidente no km 404 da BR 262, em Pará de Minas, a 86 quilômetros de Belo Horizonte,.Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta que estava carregada com madeira, de Águas Frias, Espírito Santo, bateu de frente em um ônibus da empresa Santa Maria, que fazia a linha Belo Horizonte/Pará de Minas.

O motorista da carreta, que saiu ileso, relatou que perdeu o controle do veículo depois de uma falha no freio e invadiu a contra-mão batendo no ônibus. A cobradora, Ana Paula Marinho, foi atingida ao descer para fazer o desembarque de passageiros e morreu na hora.

Os 18 passageiros e o motorista tiveram lesões leves. Eles foram socorridos ao Hospital Municipal de Pará de Minas, medicados e liberados.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

ROMEIROS IAM TODO ANO A FESTA EM BOM JESUS DA LAPA

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

A romeira Maria Batista estava em outro ônibus, atrás. Ela viajava todo ao e viu o desesperos dos amigos.

 

Patrícia Giudice/Jornal O tempo

 

CHAPADA DO NORTE - Todos os anos, no mês de julho, os fiéis de Chapada do Norte vão até Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Agradecem graças alcançadas ou simplesmente agradecem a Deus pela vida e saúde. Este ano não foi diferente. Cinco ônibus saíram da cidade no domingo rumo ao santuário. Na volta, já dentro de Minas, na BR-122 que liga Janaúba e Porteirinha, o acidente ocorreu. Além das nove pessoas da mesma cidade, morreram os motoristas do caminhão e do ônibus - Woothaliman Ferreira Sampaio, 33, e Edmundo Augusto Pinheiro, 38. Zenite Maria das Graças, 74, estava no ônibus da romaria.

Dormia, como todos os outros passageiros, na hora do acidente. Quando entrou no veículo disseram para ela se assentar atrás do motorista, mas ela não quis. O lugar, segundo ela, não dava para enxergar a estrada e acabou ocupando a poltrona de número 9. A escolha salvou sua vida. Todas as pessoas que morreram estavam sentadas na fileira do lado esquerdo do ônibus. "Foi um milagre", diz a aposentada. Na tarde de ontem outro coletivo iria sair da cidade para mais uma romaria. A viagem foi cancelada.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

TRAGÉDIA INTERROMPE ENCONTRO DE CAVALEIROS

 

Patrícia Giudice/Jornal O tempo

 

CHAPADA DO NORTE - Neste fim semana, Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, iria comemorar o 4º Encontro dos Cavaleiros da cidade. Mesmo com tudo pronto, a festa foi cancelada e não tem data para ocorrer. Isso, segundo moradores, em respeito às vítimas do acidente. O prefeito Eraldo Eustáquio Soares, o Teço, decretou luto oficial de três dias. O comércio e as repartições públicas só voltam a funcionar normalmente na quarta-feira.

"Não sei nem o que dizer. Esse tipo de coisa marca muito a gente", afirmou o prefeito, lembrando que no último fim de semana o garoto Carlos Júnior Evangelista Pego, 8, morto no acidente, estava em seu sítio brincando. "Era muito novo, nós brincamos muito no sítio", disse Soares, que perdeu uma tia na tragédia.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CHAPADA DO NORTE PÁRA NO ENTERRO DE SUAS NOVE VÍTIMAS

 

Foto crédito O Tempo:

Moradores da cidade de 15 mil habitantes localizada no Norte de Minas

passaram a noite em claro à espera dos sobreviventes e dos corpos de

romeiros que morreram no acidente ocorrido anteontem entre ônibus e caminhão.

 

Patrícia Giudice/Jornal O tempo

 

CHAPADA DO NORTE - Difícil não se emocionar com a imagem: nove caixões enfileirados envoltos por uma multidão de pessoas. Todos sendo velados dentro da igreja matriz de Santa Cruz, na praça principal, centro de Chapada do Norte, município do Vale do Jequitinhonha com apenas 15 mil habitantes. Os corpos de Terezinha de Jesus Souza, 65, Maria das Dores Amaral, 69, Enestina Carvalho de Souza, 75, José Praxedes Ramos, 72, Vicente Carvalho da Silva, 72, Leni de Matos Pêgo, 40, e seus filhos Carlos Júnior Evangelista Pêgo, 8, Carolaine Evangelista Pêgo, 4, e Soraya do Rosário Pêgo, 12, chegaram à cidade quando a sexta-feira amanhecia.

Ora rezando e cantando, ora em silêncio, uma multidão acompanhou o cortejo coletivo no cemitério da cidade. Crianças, amigas de Carlos Júnior na escola, levaram na frente a faixa de homenagem a ele. Atrás, outros jovens seguiram com as coroas de flores. Os homens se revezaram para segurar os caixões. Durante a madrugada, os moradores praticamente não dormiram. Todos estavam à espera da chegada dos sobreviventes e dos corpos das vítimas do acidente ocorrido na madrugada de quinta-feira entre um ônibus e um caminhão que levava cerâmica.

Às 6h foi rezada a primeira missa na cidade e às 8h os caixões chegaram causando grande comoção. Todos foram colocados dentro da igreja e rapidamente uma fila se formou do lado de fora. Foi necessária a ajuda de policiais para controlar a fila e ainda socorrer aqueles que não conseguiram conter a emoção. Três pessoas desmaiaram ao entrar na igreja. "É, vou te falar, acabou com Chapada", disse o morador José Aparecido Carvalho, 40. Durante toda a noite de quinta-feira, o comércio estava fechado e os moradores evitaram acender as luzes das varandas em respeito aos mortos e suas famílias.

Faixas foram colocadas em torno da igreja em uma homenagem póstuma. Uma delas, para Soraya, foi estendida pelas amigas da sexta série da Escola Estadual Monsenhor Mendes. Para o irmão dela, Carlos Júnior, 8, que também morreu, palavras de afeto da professora e dos colegas da primeira série do ensino fundamental.

"Carlos Júnior, na terra foi ternura e luz, no céu o anjo que nos conduz", diz a faixa. Na casa onde Leni de Matos vivia com o marido, os quatro filhos e outros parentes, foi um entra-e-sai durante toda a madrugada. A mãe dela, Ernestina, 70, mal conseguia parar em pé. "Não dá para acreditar", disse a caminho da igreja. Ela perdeu a filha, três netos e outra neta de 5 anos ainda está internada no hospital de Janaúba com quadro clínico considerado grave.

Recepção

Por volta de 1h de sextafeira, parte das pessoas que ficaram feridas começou a chegar a Chapada do Norte. A praça principal estava lotada desde a tarde para recebê-los. Poucos haviam sido liberados do hospital de Janaúba. Quando o ônibus estacionou ao lado da igreja, uma multidão correu para ver quem estava, enfim, de volta à cidade. Maria Eva Alves de Souza Lemos, 32, era uma delas. Ela sobreviveu junto com os filhos Diwilton, 11, e Diéliton, 9, e o marido - Ademir Geraldo Lemos, 44 - e conseguiu chegar em casa quase 24 horas após passar os piores momentos de sua vida.

"A gente sentou mais atrás e eu bati a cabeça na hora", diz mostrando o olho esquerdo bem inchado com a pancada. "Não desmaiei, por isso acabei vendo muita coisa. Meus amigos mortos, pessoas sujas de sangue e algumas no meio da cerâmica do caminhão. Foi terrível, muito triste." Eva e a família não foram a Bom Jesus por uma causa em especial, mas ano que vem o motivo será a vida. "Agora tenho que ir para agradecer", diz.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CHAPADA DO NORTE ENTERRA NOVE MORTOS

 

Foto crédito Hoje em Dia:

Velórios foram na igreja e causou comoção.

 

Ana Lúcia Gonçalves

da sucursal do Hoje em Dia

 

GOVERNADOR VALADARES - A cidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, parou ontem para enterrar os corpos de nove moradores que morreram no acidente que envolveu o ônibus da Xavier Tur, na quinta-feira. No total, 11 faleceram - os outros dois são os motoristas da carreta e do ônibus. O veículo retornava de uma romaria em Bom Jesus da Lapa (BA). Eles chegaram à cidade por volta das 9h30, num cortejo silencioso que percorreu as ruas. O prefeito Heraldo Eustáquio Soares (PL) decretou luto oficial por três dias. Comerciantes baixaram as portas até a Igreja Matriz. No local, uma multidão aguardava os caixões. O silêncio foi quebrado pelo choro e desespero de familiares e amigos, inconformados com a tragédia. Entre eles estava Carlos Evangelista Pereira, 41 anos, que sobreviveu ao acidente, mas perdeu, de uma só vez, a mulher e três dos seus quatro filhos.

Pereira e a mulher, a professora Lenice Matos Pego, 45 anos, aproveitavam a última semana de férias para ficar mais tempo com os filhos. Soraia, 12 anos, Carlos, 8, e Caroline, 4, morreram juntos com a mãe. Suélen, 6 anos, sobreviveu, mas está internada em estado grave no Hospital de Montes Claros. Pereira, que se transformou no símbolo da tragédia que assolou a pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, sofreu escoriações leves pelo corpo, mas sua alma está ferida de morte.

«Está inconformado, desolado, em completo desespero. Não sei descrever. Todos nós vamos ter que fazer alguma coisa para confortá-lo. Na verdade, a população terá que se auto-ajudar», disse o padre Dimar Luiz dos Santos, que permaneceu ao lado de Pereira todo o tempo. Para que as famílias pudessem velar seus mortos na pequena igreja, uma fila foi organizada e o tempo de permanência controlado. Parentes, amigos, autoridades e curiosos de toda a região se solidarizaram. Faixas com mensagens e coroas de flores foram espalhadas pelo município. Uma ambulância com médico e enfermeiros foi disponibilizada pela prefeitura e ficou estacionada ao lado da igreja. Não faltou quem precisasse de cuidados.

Assim como o velório, o sepultamento também foi coletivo e aconteceu na tarde de ontem, no cemitério municipal, depois de uma missa de corpo presente. O motorista auxiliar do ônibus, Valdenir da Silva, foi ao velório. «Eu tinha passado o volante a meu colega momentos antes do acidente. Ele estava tranqüilo e preparado para assumir a direção. Pelas marcas na pista, dá para ver que a carreta veio para cima da gente, não deu tempo de fazer nada».

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ASSISTÊNCIA

NOVA PORTEIRINHA PROMOVE CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Foto crédito Oliveira Júnior: 

A secretária de Assistência Social Solange Almeida e as assistentes sociais Márcia Magalhães e Ana Aracely.

 

NOVA PORTEIRINHA – O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Porteirinha realizarão na terça-feira, dia 31, a 3ª Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência terá início às 8h, no auditório da Favag - Faculdade Vale do Gorutuba - nesta cidade.

Com o tema “A efetivação do Plano Decenal da Assistência Social no município de Nova Porteirinha”, a conferência reunirá população usuária e profissionais da área.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Solange Almeida, “esta conferência será de extrema importância, para podermos trabalhar e melhorar cada vez mais a Assistência Social em Nova Porteirinha”. Solange ainda falou sobre a importância da participação da sociedade civil “necessitamos de políticas públicas para melhorar a área da assistência social e para isso precisamos unir forças”, completou.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 19h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




IGREJA

NOVO BISPO DE JANAÚBA SERÁ ORDENADO NESTE SÁBADO

 

Foto Divulgação:

Arcebispo de Brasília, Dom João Braz e o novo Bispo de Janaúba, José Ronaldo Ribeiro.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Logo mais às 16h deste sábado, dia 28, o Padre José Ronaldo Ribeiro será ordenado Bispo. A solenidade ocorrerá no ginásio esportivo de Sobradinho-DF, onde o religioso é Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília-DF. José Ronaldo será o novo Bispo da Diocese de Janaúba.

Fiéis de Janaúba e da microrregião da Serra Geral de Minas seguiram ontem para acompanhar a ordenação do novo Bispo. A celebração da ordenação será coordenada por Dom João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília-DF, e acompanhada por bispos e padres de vários estão brasileiros.

De Janaúba seguiu vários padres, dentre eles Padre Henrique Alves de Oliveira Filho, Administrador da Diocese de Janaúba, desde junho de 2006 devido a transferência do Bispo Dom José Mauro Pereira Bastos (morreu m setembro do ano passado) para a Diocese de Guaxupé-MG.

Mineiro de Uberaba, José Ronaldo foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 6 de junho passado para assumir a Diocese de Janaúba, cuja posse está prevista para o dia 25 de agosto.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 19h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

TRÊS CARROS BATEM E UM MORRE NA BR-122

 

Foto crédito Corpo de Bombeiros:

Comerciante de Porteirinha morre em colisão com três carros na BR-122, no feriado municipal.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O comerciante e radialista Adão Marques Pereira, 33 anos, morreu em conseqüência da colisão de três automóveis no km 106, na BR-122, trecho entre Mato Verde e Porteirinha. Esse acidente foi por volta de 2 horas da madrugada – menos de uma hora da tragédia entre o caminhão e ônibus que aconteceu numa distância de aproximadamente 20 quilômetros da colisão entre os automóveis.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros, Adão Marques, conhecido por Adão Relojoeiro e que morava em Porteirinha, retornava de festividade de Nossa Senhora de Santana, na comunidade de Serra Branca, neste município. Orenice Oliveira Viana, esposa de Adão, ficou gravemente ferida. A colisão foi entre um Passat, conduzido por Adão, um Fiat da cidade de Janaúba e um Corsa, com placa de São Paulo.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

ACIDENTE NA BR-122 DEIXOU 11 MORTOS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Em primeiro plano, a situação da cabine do caminhão após a colisão com o ônibus.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A colisão entre um caminhão e um ônibus causou a morte de 11 pessoas e ferimentos em outra 25. O acidente foi na BR-122, trecho Janaúba-Porteirinha, a três quilômetros desta cidade. A batida foi por volta de 2h40 de quinta-feira, dia 26. O caminhão seguia sentido ao Estado da Bahia. O ônibus vinha de Bom Jesus da Lapa-BA com destino à Chapada o Norte-MG, no Vale do Jequitinhonha.

Nesse acidente morreram o motorista do caminhão e 10 pessoas do ônibus, dentre elas o motorista. As demais vítimas eram romeiros, sendo duas crianças e quatro idosos. Os feridos foram atendidos em hospitais de Porteirinha e Janaúba.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

DESTROÇOS SÃO RETIRADOS E MEIA PISTA LIBERADA

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Por orientação da Polícia Rodoviária Estadual, meia pista foi liberada no início da manhã.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Por volta de 8 horas da manhã foi liberada meia pista. Somente no final da manhã de quinta-feira, dia 26, é que as duas pistas da BR-122 ficaram livres com a retirada do ônibus e da carroceria do caminhão.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

RODOVIA FICOU INTERDIDATA POR CINCO HORAS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Congestionamento na BR-122 no sentido Janaúba-Porteirinha.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Devido ao trágico acidente entre um caminhão carregado com azulejos e um ônibus de romeiros, a BR-122 ficou interditada nos dois sentidos na madrugada e manhã de quinta-feira, dia 26. Os veículos e carga ficaram nas pistas. Diante disso, houve congestionamento tanto no sentido Janaúba-Porteirinha quanto de Porteirinha-Janaúba.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

TRAGÉDIA COMOVEU MOTORISTAS E PASSAGEIROS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Com o trânsito interrompido, motoristas e passageiros acompanharam, comovidos, a retirada de vítimas e corpos.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Motoristas e passageiros de ônibus, caminhões e automóveis que circulavam pela BR-122 observaram o trabalho dos bombeiros, polícia e voluntários no resgate de vítimas e na retirada de corpos do acidente que envolveu um caminhão e um ônibus de romeiros.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CORPOS FORAM RETIRADOS DA PARTE DA FRENTE DO ÔNIBUS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Policial verifica corpos de ocupantes do ônibus que vinha de Bom Jesus da Lapa.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A maior parte das 10 vítimas que morreram viajavam na parte da frente do ônibus que saiu de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, na quarta-feira, dia 25, à noite, e tinha destino a cidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, em Minas.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

BOMBEIROS PASSARAM A MADRUGADA NO RESGATE ÀS VÍTIMAS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Com apoio de policiais e voluntários, os bombeiros retiraram as vítimas dentro do ônibus.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Devido à carga de azulejo ter ficado no ônibus, os bombeiros de Janaúba e Montes Claros tiveram que adotar outras técnicas de salvamento de passageiros que ficaram presos às poltronas e também aos azulejos.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

BOMBEIROS RETIRAM VÍTIMAS DENTRO DO ÔNIBUS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Uma das vítimas (roupa branca) ficou presa às poltronas e foi resgatada pelos bombeiros.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Alguns passageiros do ônibus de romeiros ficaram presos às poltronas devido ao impacto e também ao lançamento da carga de azulejos. Os bombeiros retiraram (conforme a foto) uma das vítimas que foi encaminhada para o Hospital Regional de Janaúba. O acidente foi na madrugada de quinta-feira, dia 26, na BR-122, a três quilômetros da cidade de Porteirinha.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

TRAGÉDIA NA BR-122

FOTOS DESTE BLOG FORAM MOSTRADAS NA TV RECORD MINAS

Foto crédito Oliveira Júnior

O programa jornalístico "Balanço Geral", apresentado ao meio-dia pela TV Record Minas para todo o estado, e que nesta quinta-feira, excepcionalmente foi ao ar às 14h30, devido ao jogo do Brasil pelo Pan, mostrou fotografias registradas por este blogueiro do acidente entre o caminhão e o ônibus na BR-122, perto de Porteirinha.

Foto crédito Oliveira Júnior:

O material fotográfico deste Blog referente ao acidente também foi encaminhados para a TV Minas (Rede Minas), de Belo Horizonte. O material ainda foi fornecido ao jornal O Norte e Jornal de Notícias, ambos do Norte de Minas, e também será mostrado pelo Jornal Gorutuba, de Janaúba.

Foto crédito Oliveira Júnior:



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

REPERCUSÃO DA COBERTURA DESTE BLOG DA TRAGÉDIA NA BR-122

Luis Novaes:
Como sempre, meu menino sai na frente.
Agora, o pedido.
Estamos precisando utilizar fotos no JN. É possivel?
Entro mais tarde

Um abraço

Amigo peré
26/07/2007 12:21:28

*Luís Novaes é editor do Jornal de Notícias, de Montes Claros.

 



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 20h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CAMINHÃO BATE EM ÔNIBUS E DEIXA 11 MORTOS

 

Foto crédito Corpo de Bombeiros: Parte da carga do caminhão ficou dentro do ônibus. 

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A colisão entre o caminhão e o ônibus causou a morte de 11 pessoas, sendo o motorista do caminhão, o motorista do ônibus e 9 passageiros, dentre eles, duas crianças.

 

Foto crédito Corpo de Bombeiros: Na pista, cobertos, corpos das vítimas do ônibus e do caminhão.

 

 

Pessoas que morreram, algumas com o nome e outras com apelidos.

 

Woothaliman Ferreira Sampaio, motorista do caminhão;

Edmundo Augusto Pinheiro, motorista do ônibus;

Os passageiros José Praxedes, de aproximadamente 70 anos;

Tinina, de mais ou menos 55 anos;

Soraia, de 23 anos;

Lioca, e aproximadamente 60 anos;

Vicente Ernesto, de mais ou menos 70 anos;

Terezinha, de aproximadamente 55 anos;

Leny Matos;

E as crianças

Carolayne, de 04 anos; e

Carlos Júnior, de 07 anos.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 16h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

NESSE ACIDENTE, 25 FICARAM FERIDOS

 

Foto crédito Corpo de Bombeiros:

Em primeiro plano a situação do caminhão que bateu no ônibus de romeiros.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – No acidente na BR-122 entre ônibus e caminhão, 25 pessoas ficaram feridas, dentre elas o motorista reserva Valtermir da Silva. Todas do ônibus. As vítimas foram atendidas em hospitais de Porteirinha e Janaúba.

 

Foto crédito Oliveira Júnior: O motorista reserva Valtermir da Silva (camisa azul) estava na cabine do ônibus. 

 

As vítimas encaminhadas para hospitais de Janaúba

Maria Aparecida Matos Pereira, 24 anos; Zumira Soares Souza, 61 anos; Maria Alves dos Anjos, 66 anos; Alair Ferreira de Souza, 58 anos; Caíco Rafael Pereira Evangelista, 06 anos; Geraldo da Costa Félix, 47 anos; Suelen Evangelista, 05 anos; Sebastião Áureo Batista, 62 anos; Zenithe Maria das Graças, 74 anos; Margarida do Carmo Rocha, 48 anos.

 

As vítimas encaminhadas para hospitais de Porteirinha

Maria Eva Alves de Souza Lemos, 33 anos; Benedito Alves dos Anjos, 72 anos; Valtemir da Silva, 40 anos; Ivonete Rodrigues Siqueira, 02 anos; Maria Gomes dos Anjos, 68 anos; José Gomes dos Anjos, 37 anos; Ademir Geraldo Lemos, 43 anos; Maria da Conceição Siqueira Ferreira, 56 anos; Roseli Aparecida Carvalho, 43 anos; e Dalton Lemos de Souza, 09 anos.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 16h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

BOMBEIROS TIVERAM QUE USAR LUZ ARTIFICIAL

 

Foto crédito Oliveira Júnior: A foto foi registrada por volta de 3h50 da madrugada

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Devido à escuridão, os bombeiros tiveram que utilizar luz artificial para localizar as vítimas e retirar os corpos. O Blog (www.oliveirajunior2.zip.net e oliveirajunior.uniblog.com.br) foi o primeiro meio de comunicação a chegar ao local desse trágico acidente na BR-122, que envolveu um caminhão e um ônibus de romeiros, na madrugada desta quinta-feira, dia 26.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 16h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

FIM DE VIAGEM: ROMEIROS VINHA DA LAPA

 

Foto crédito: Corpo de Bombeiros

O caminhão bateu em parte da frente e na lateral do ônibus.

Este blogueiro (de camisa vermelha) acompanhou o trabalho de resgate de vítimas

e retirada de corpos.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Onze pessoas mortas e 25 feridos. Esse foi o saldo da colisão entre um caminhão e um ônibus na madrugada desta quinta-feira na BR-122, trecho entre Porteirinha e Janaúba. O acidente foi a cerca de três quilômetros da cidade de Porteirinha.

Estive no local, poucos minutos após a batida, e acompanhei o trabalho dos bombeiros, policiais civis e militares em resgatar vítimas e retirar corpos do ônibus de romeiro que vinha do santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Os passageiros (em torno de 50) retornavam para Chapada do Norte, na região de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha.

O caminhão, carregado de azulejos, tinha destino a cidade baiana de Vitória da Conquista.

O acidente aconteceu por volta de 2h40 da madrugada. Os bombeiros, policiais e voluntários tiveram que usar os faróis dos carros para facilitar a visibilidade e com isso localizar os corpos no escombro.

Alguns passageiros, principalmente os que estavam na parte do fundo do ônibus, nada sofreram. Mas ficaram chocados com a tragédia.

Uma passageira me relatou que teve pressentimento na viagem e até sonho com a tragédia.

O motorista reserva, que viajava na frente, na cabine, teve um pequeno corte na cabeça. Ele estava dormindo.

A pista, nos dois sentidos, ficou interditada entre 2h40 e 8 horas da manhã. No início da manhã foi liberada meia pista. Houve congestionamento de mais de dois quilômetros.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 15h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

PASSAGEIROS RETORNAVAM DE ROMARIA À LAPA

 

Foto crédito Oliveira Júnior: No ônibus havia dois motoristas, um sobreviveu.

 

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Os passageiros que estavam no ônibus retornavam de romaria à Bom Jesus da Lapa, na Bahia. De acordo com levantamentos do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba e da Polícia Rodoviária Estadual, a maioria das vítimas que morreram viajavam na parte da frente do ônibus, que foi colhido pelo caminhão carregado de azulejos.

Ainda conforme os bombeiros, 25 passageiros ficaram feridos. 14 foram encaminhados para hospitais de Janaúba e 11 para unidade hospitalar em Porteirinha. Os motoristas do ônibus e do caminhão morreram nesse acidente que ocorreu por volta de 2h30 desta quinta-feira, na BR-122, a dois quilômetros da cidade de Porteirinha.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

CAMINHÃO BATE EM ÔNIBUS NA BR-122 E DEIXA 11 MORTOS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: O acidente foi a dois quilômetros da cidade de Porteirinha.

 

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A colisão entre um caminhão e um ônibus de romeiros causou a morte de 11 pessoas, na madrugada desta quinta-feira, dia 26. O acidente foi na BR-122, trecho entre Porteirinha e Janaúba. O caminhão estava carregado de azulejos e ia para Vitória da Conquista, na Bahia. O ônibus retornava de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, em Minas.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 07h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TRABALHO

MERCADO OFERECEU MAIS EMPREGO NESTE ANO EM JANAÚBA

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

No setor agropecuário houve mais demissão do que contratação, em junho, em Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A geração de empregos formais nos seis primeiros meses do ano em Janaúba alcançou o saldo positivo de 239 postos de trabalho, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho. Foram 1.367 contratações e 1.128 dispensas.

Em junho, o saldo entre admissões e demissões ficou positivo em 85 postos formais, contra 56 verificados em maio. No mês passado, para cada três contratações uma foi mantida. Houve 260 admissões e 175 demissões. No acumulado dos últimos 12 meses foram gerados 2.525 novos empregos formais em Janaúba e criados 248 postos de trabalho.

O setor que mais contribuiu até agora, em 2007, foi o de serviços, com 131 vagas. Já a indústria de transformação apresentou 115 novos postos com carteira assinada. No acumulado de seis meses, todos os setores apresentam números positivos, com exceção da construção civil: agropecuária (3 novos postos de trabalho) e comércio (55). Na construção civil houve uma redução de 47 postos.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 18h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AFOGAMENTO

ENCONTRADO O CORPO DA ÚLTIMA CRIANÇA

 

Foto crédito Luiz Ribeiro:

Moradores da região ajudam os bombeiros no resgate das vítimas.

 

No fim da manhã desta quarta-feira, dia 25, foi encontrado o corpo da última criança desaparecida no rio São Francisco, em Januária. Um pescador localizou Vanilson Pereira Barbosa Santos, de 8 anos, perto da cidade de Itacarambi. O garoto afogou com outras quatro crianças (Eliane Pereira Souza, 8 anos; Claudiane Pereira Souza, 10 anos; Rafael Pereira Borges, 4 anos; e Gleidson Pereira Borges, 7 anos) no rio, no último domingo.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 18h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS TEM NOVA DIRETORIA

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Participação ativa dos universitários é defendia pela nova diretoia da AUJ.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O estudante de Direito Dério Devictor Maciem Mendes assumiu a presidência da AUJ - Associação dos Estudantes Universitários de Janaúba - em substituição ao também estudante de Direito Claudione Mendes Nogueira. A participação ativa dos associados na entidade é o que defende o novo dirigente da associação que agrega 240 universitários.

Devictor Mendes disse que a intenção é dar seqüência aos trabalhos da diretoria anterior e também executar ações que possam agregar valores à AUJ. O presidente disse que nos próximos dias marcará uma audiência com o prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, no sentido de apresentar a nova diretoria e reafirmar o propósito de parceria entre a prefeitura e a associação.

Outra ação da nova diretoria é concluir a reforma no regimento da entidade. Devictor ressaltou o empenho da diretoria antecessora em que viabilizou a reforma e votação do estatuto da associação, assim como a dinamização dos setores contábil e pessoal da AUJ.

A nova diretoria da AUJ tem a seguinte composição: presidente, Dério Devictor Maciel Mendes; vice-presidente, Aldemyr de Souza Pires Júnior; 1º secretário, Benjamim Martins de Oliveira Júnior; 2º secretário, Danúbio Durães Santana; 1º tesoureiro, Denisson Pereira Araújo; 2º tesoureiro, Letsa Fabíola Barbosa Alves. O Conselho Fiscal, efetivos: Claudione Mendes Nogueira, Edílson Medeiros Silva e Andrey Araújo Brito; suplentes, Daniel Pinheiro de Carvalho, Adenilson Marcos Ferreira e Elizane Mendes Neres.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 17h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL REESTRUTURA GRÊMIO ESTUDANTIL

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O estudante Felipe Franklin, da 3ª série do Ensino Médio, foi eleito coordenador geral do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (Colégio Estadual). A eleição foi na semana passada e reuniu mais de mil estudantes, número considerado como importante pelo fato do grêmio se encontrar desativado há 10 anos.

Com apoio da direção, professores e funcionários da escola, os estudantes criaram motivação pelo retorno da entidade. A reestruturação do grêmio estudantil teve o apoio dos pais de alunos. Na concepção da diretora da escola, Luciene Lourdes Nogueira, a volta do grêmio é válido por se tratar da representatividade estudantil na comunidade escolar e na sociedade.

A eleição do grêmio estudantil do Colégio estadual (tem 48 anos de fundação) foi disputada por duas chapas. Foram apurados 1.073 votos válidos, dos quais 59,83% foram para a chapa vencedora, intitulada de “Todos pela Educação”. Essa chapa obteve 642 votos contra 431 da outra chapa.

Diante disso, a nova diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual é composta da seguinte forma: Coordenador Geral, Felipe Franklin; Coordenador Financeiro, Daniel Soares; Coordenadora de Comunicação, Cínthia Mitaly; Coordenadora Social, Poliana Janaína; Coordenador de Esporte, Wando; Coordenador de Relações Acadêmicas, Geisiel; Coordenadora de Cultura, Amanda Nunes. Conselho Fiscal: Marcos Antônio, Patrícia e Cleimisson.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 17h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

COM USO DE BARRA DE SABÃO, PRESO FOGE DA CADEIA

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O presidiário Alexandre Lima de Sá fugiu da Cadeia de Porteirinha no final de semana. Ele usou uma pequena serra e barras de sabão para sair da cela. Lima contou com o apoio de presos de outras celas. O lançamento de barras de sabão em outras duas celas foi a sugestão acatada. O barulho da queda dessas barras de sabão chamou atenção da vigilância. Ao verificar o que acontecia, do lado de fora, de duas celas, os policiais foram surpreendidos com a saída de Lima de uma outra cela.

Com a vigilância deslocada para a parte externa, Alexandre Lima retirou a grade serrada e saiu da cela.

OUTRA FUGA

Na semana passada Rosilene Alves Santa Rosa, 26 anos, tentou fugir da Cadeia de Porteirinha. A presidiária abria um buraco na parede do banheiro da cela. Ela usou um pedaço de arame para abrir o buraco, mas foi impedida pela guarda da Cadeia.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 00h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

*Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

SUCESSÃO

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

Anderson Chaves e o pai Vigacil Chaves: de olho na prefeitura de Janaúba

 

O super da Codevasf em Minas, Anderson Chaves (PMDB), tem demonstrado disposição para ser candidato a prefeito em Janaúba. A favor dele pesa o controle de uma importante instituição do Governo federal que lida com dezenas de municípios. Seria até ideal para uma candidatura a deputado. Anderson é afilhado político do deputado federal Fernando Diniz (PMDB), que, por sua vez, foi aliado de Dimas Rodrigues (PMDB) e há algum tempo tem sido da mesma prosa de Elbe Brandão (PSDB) e Ivonei Abade (PSDB). Vigacil Chaves, pai de Anderson, é assessor de Diniz.

 

AVENIDA

 

Atropelamento na ciclovia. Tinta da faixa de pedestre praticamente apagada. Carro parado em fila dupla. Ciclista na pista de carro, pedestre na ciclovia e até motocicleta estacionada na ciclovia. Isso acontece quase todos os dias na avenida do Comércio, em Janaúba.

 

TRAVESSIA

 

Apontada como o gargalo do trânsito entre o centro e o bairro Padre Esutáquio, a rua Belo Horizonte precisa de mais espaço na travessia férrea. A prefeitura iniciou esse serviço, mas, segundo alegação da própria, foi impedida pela Ferrovia Centro Atlântica. Até quando essa situação de penúria vai durar?

 

AVENIDA II

 

Diante da ignorância de alguns condutores de veículos, torna-se necessário a colocação de redutores de velocidade em trecho da avenida Osvaldo Cruz, no bairro Padre Esutáquio, principalmente nas proximidades do cruzamento com a rua Belo Horizonte. Também é necessária a melhoria no sistema de iluminação dessa não tão menos importante avenida de Janaúba.

 

ENCONTRO

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

 

Deputado estadual Dr. Rinaldo, o assessor parlamentar José Wilson, a vereadora Regina Freitas e o ex-vereador Jurandir Brito.

 

Há exatos dois meses houve reunião em Nova Porteirinha envolvendo lideranças políticas e comunitárias. Na ocasião foi decidida a adoção de um deputado estadual para uma ala até então ligada ao grupo da oposição. Radicado em Divinópolis, o deputado Dr. Rinaldo (PTC) ganhou simpatia de ala que apoiou a deputada-secretária Elbe Brandão.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 00h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AFOGAMENTO

CRIANÇAS AFOGAM NO RIO SÃO FRANCISCO

 

Foto crédito Janaína Gonçalves:

Bombeiros e moradores realizam

buscas no rio São Francisco.

As buscas pelas duas crianças, Vanilson Pereira Barbosa e Eliane Pereira Souza, ambos de oito anos, que se afogaram no rio São Francisco, em Januária, devem recomeçar na manhã desta terça-feira, dia 24. Os corpos de outras três: Claudiane Pereira Souza, de dez anos, Rafael Pereira Borges, de quatro anos, e Gleidson Pereira Borges, de sete, foram localizados na tarde dessa segunda-feira, dia 23. Os cinco caíram no rio, próximo à cidade de Januária, após o banco de areia em que estavam ceder. Elas faziam um passeio em família na companhia de dois adultos, pais de três das crianças. No acidente, uma adolescente de 14 anos conseguiu se salvar. Segundo a Polícia Militar, um casal de moradores do distrito de Moradeira, Valdeci Pereira Souza e Roseane Gonçalves Oliveira, saiu com os três filhos (Rafael, Cleison e Vanilson) e dois sobrinhos (Claudiane e Eliane) no domingo à tarde e ancoraram em uma ilha.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 22h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

PM LEVA O MUTIRÃO DE SEGURANÇA AOS BAIRROS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Ação da polícia atrai atenção das crianças e adultos.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Policiamento no bairro e assistência social aos moradores. Essas foram as ações básicas do mutirão de segurança que a Polícia militar promoveu na divisa dos bairros Padre Eustáquio e Gameleira. A concentração foi na praça Vitório Evangelista (antiga praça do Skate). Houve controle de diabete, aferição de pressão e alerta sobre a preservação do meio ambiente.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

MUTIRÃO TEVE ORIENTAÇÃO SOBRE RESGATE

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Crianças e adultos conhecem equipamentos usados pelos bombeiros.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os bombeiros orientaram sobre os primeiros socorros e mostrou equipamentos usados em ação de incêndio, afogamento, desastre.             A Policia Militar de Meio Ambiente levou para a praça couro de animais abatidos, redes de pesca, armadilhas e gaiolas. Isso, segundo o Sargento Gelson Cerqueira, é para alertar sobre a importância de se preservar a fauna e a flora. 

A secretaria municipal de Saúde juntamente com a Oficial dentista da PM Tenente Adriana realizaram prevenção e higiene bucal, aferição de pressão arterial e palestras com a distribuição de kits de higiene bucal.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

MORADORES APROVEITAM PARA VERIFICAR A SAÚDE

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Profissionais de saúde e da PM prestaram atendimento aos moradores.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Os moradores dos bairros Gameleira e Padre Eustáquio aproveitaram o Mutirão de Segurança, realizado pela Polícia Militar, para averiguarem a situação de saúde. Além disso, houve prevenção e higiene bucal, orientação sobre resgate de vítimas em acidente e afogamento.

Nesse mutirão foram expedidas 51 carteiras de trabalho. Isso, segundo os organizadores, comprova a importância do evento. Pois, além da concepção social, o mutirão tem caráter na contribuição da formação profissional. A emissão das carteiras foi através da secretaria municipal de Promoção Social.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

SEGURANÇA E AÇÃO SOCIAL

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Foi também a oportunidade para obter a carteira de trabalho.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em parceria com o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, com a Prefeitura de Janaúba e com a Guarda Mirim, a Polícia Militar desenvolveu atividades alusivas ao Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, em que teve a presença de alunos da escola estadual Nhá-Gui Azevedo. “A receptividade nos bairros foi boa. Crianças, jovens e adultos mantiveram contatos com as ações da Polícia Militar numa demonstração de que a parceria polícia e comunidade promovem a Paz Social”, destacou o Cabo Elton Freitas Menezes, da assessoria de comunicação da 12ª Cia e instrutor do Proerd.

O Major Itamar Soares Rodrigues, comandante da 12ª Companhia, ressalta que essas ações visam, além de conceder ação social aos moradores, garantir a tranqüilidade nos bairros. O próximo Mutirão de Segurança deverá ocorrer em agosto em local a ser definido. Em princípio, a PM atenderá os bairros considerados como críticos diante dos índices de criminalidade.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h43
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

PM REALIZA MUTIRÃO DE SEGURANÇA EM BAIRROS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Policial mostra couro de animal em extinção e alerta as crianças sobre os danos à fauna.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A 12ª Companhia de Polícia Militar Independente de Janaúba lançou neste mês o Mutirão de Segurança pelos bairros desta cidade. O objetivo é ampliar os laços polícia e comunidade com o intuito e diminuir e, dentro das possibilidades, acabar com a criminalidade. Policiamento, orientação e assistência social são as características desse mutirão.

O primeiro Mutirão de Segurança em Janaúba foi realizado numa praça entre os bairros Padre Eustáquio e Gameleira. O local escolhido foi estratégico, pois fica próxima a área de comercialização de drogas. Paralelamente ao policiamento ostensivo nos bairros, a PM prestou atendimento à comunidade.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SECA

CONTRA A SECA, NORTE DE MINAS TERÁ 4 MIL CISTERNAS

Foto crédito Divulgação: Municípios atingidos pela seca ganharão cisternas.

 

CAPITÃO ENÉAS (por Luís Carlos Novaes) – Até o mês de dezembro deste ano, a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas (Sedvan) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) querem entregar 4.500 cisternas do Programa Cisternas no Semi-Árido Mineiro, contemplando os 54 municípios do Estado.

Um programa de capacitação de cisterneiros já está sendo realizado nas principais cidades da região. Ele serve para a difusão da tecnologia na construção destas cisternas de placas, que são reservatórios que armazenam água de chuva recolhida pelas calhas do telhado.

Segundo o técnico do Idene responsável pela implantação do programa, Carlos Fernando Amaral, uma cisterna pode armazenar até 16 mil litros de água, sendo capaz de suprir as necessidades de uma família de até seis pessoas durante o período de estiagem.

“A construção é simples e pode ser feita pelos próprios moradores da comunidade, além de ser mais resistente, pela sua forma arredondada”, explica ele. Afirma que assim “conserva melhor a temperatura da água e evita a evaporação, além de não permitir a entrada de animais e insetos, por ser bem fechada”.

Dois coordenadores do Programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Igor da Costa e Ildoneu Alves, visitaram cursos de cisterneiros em Capitão Enéas e São João da Ponte, onde foram ministradas aulas práticas com a construção de três cisternas.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

JUVENTUDE ATIVA É REALIDADE EM JANAÚBA

 

Capacitar jovens mineiros com perfil de liderança para realizarem atividades na área de assistência social e de políticas públicas de juventude. É com este objetivo que o Governo de Minas realiza o programa Juventude Ativa em 50 municípios mineiros, escolhidos prioritariamente pelo perfil de risco social.

O Governo do Estado investiu nesse primeiro ano de projeto recursos da ordem de R$ 600 mil. Parte dessa verba é destinada aos jovens inscritos no programa, que recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 150.

Em Janaúba, o programa Juventude Ativa vem desenhando uma nova realidade no dia-a-dia dos jovens do município. A estudante Eliane Rodrigues Martins, de 19 anos, é a prova dessa mudança. Segundo ela, o projeto abriu um leque de oportunidades e novas experiências.

“Ministramos palestras, organizamos passeatas e blitze educativas. E como são jovens mobilizando outros jovens, numa mesma linguagem, o entendimento e o resultado das ações são muito melhores”, comemora a estudante.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AGROPECUÁRIA

IMA INTENSIFICA PRODUÇÃO DA BANANA NO NORTE DE MINAS

 

As coordenadorias regionais de Montes Claros e Janaúba do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) intensificaram as ações do programa de Produção Integrada da banana do Norte de Minas. O trabalho é baseado no acompanhamento do processo produtivo e vai do monitoramento da água da irrigação ao recolhimento das embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados.

Desde maio, as unidades do IMA, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aumentaram a fiscalização e o recolhimento das embalagens de agrotóxicos nas propriedades rurais mineiras.

O objetivo do programa é organizar e implementar o cultivo da banana de acordo com as diretrizes gerais para a Produção Integrada de Frutas (PIF). Trata-se de sistema ambientalmente correto e tecnicamente viável, que tem como principal vantagem, a rastreabilidade da fruta, visando sua certificação.

Integram o programa os municípios de Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Montes Claros, Verdelândia, Jaíba, Matias Cardoso, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Claro dos Poções e Capitão Enéas.

A bananicultura no Norte de Minas gera 8 mil empregos diretos e 16 mil indiretos. Anualmente, são movimentados com a fruticultura, na região, mais de R$ 145 milhões, considerando-se, apenas, as três culturas mais importantes: banana, limão e manga.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 06h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

JANAÚBA FARÁ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE

 

Foto crédito Ascom/PMJ: Ivana Márcia Ferreira, secretária de Obras: planejamento urbano.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com o tema “Avançando na Gestão Democrática da Cidade”, a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Janaúba será realizada na terça-feira, dia 24, no Automóvel Clube, numa promoção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e deverá contar com a participação popular, através de seus segmentos organizados, de representantes do Executivo e Legislativo municipal, ONGs, entre outros.

De acordo com a secretária municipal de Obras, Ivana Márcia Ferreira, nessa conferência os representantes de segmentos da sociedade vão deliberar, planejar e articular a construção e transformação do desenvolvimento urbano, com inclusão social e sem agressões ao meio ambiente.

“Será o planejamento urbano, a partir das diretrizes do Governo federal, propondo investimentos nas áreas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana, planejamento e gestão do solo urbano”, explicou a secretária.

Na conferência haverá explanação sobre a política de desenvolvimento urbano e as intervenções na cidade e capacidade e forma de gestão. As propostas aprovadas deverão estar de acordo com o Plano Diretor de Janaúba e servirão de guias para os próximos gestores do município.

Essas propostas serão apresentadas na 3ª Conferência Estadual das Cidades, em setembro, e na 3ª Conferência Nacional das Cidades, em outubro, sendo que as selecionadas terão prioridade para financiamento, tanto pelo Estado quanto pela União.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTE

JANAUBENSE ESCAPA DA TRAGÉDIA DO AVIÃO DA TAM

 

O engenheiro janaubense João Batista Gomes Lima escapou de estar entre as vítimas do trágico acidente que envolveu um avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Nesse acidente, estima-se em 200 o número de mortos, carbonizados.

João Lima (o João Batata) estava em Porto Alegre-RS em companhia de outros dois colegas da empresa Coteminas. No embarque, na capital gaúcha, o janaubense decidiu seguir em avião diferente, pois tinha destino a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde trabalha. Os dois colegas do engenheiro seguiram em outro avião e morreram.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

PRESA QUADRILHA QUE SEQUESTROU CAMINHONEIRO NA BR-122 E ROUBOU CAMINHÃO E CARGA DE POLVILHO

 

As policias militar de Minas Gerais e Bahia conseguiram desbaratar, nesta quinta-feira, dia 19, em Montes Claros, Bocaiúva e São João da Ponte, uma quadrilha de assaltantes de cargas suspeita de ter amordaçado um motorista de caminhão na cidade de Porteirinha, terça-feira, dia 17, e mantido a vítima em um cativeiro na cidade de Urandi, Estado da Bahia.

Segundo informações da polícia militar, seis pessoas foram presas, dois caminhões roubados, munições e armas apreendidas. A polícia chegou à quadrilha quando o motorista de um caminhão Ford, André Aparecido Lobo, conseguir fugir do cativeiro onde era mantido desde terça-feira, na cidade de Urandi.

O motorista contou à polícia que viajava para São Paulo com o caminhão Ford, placa HON 5834, carregado com polvilho, quando, próximo à cidade de Porteirinha, foi abordado por três homens e uma mulher que estavam em um veículo Fiesta.

Os criminosos teriam amordaçado André Aparecido e o levado para um cativeiro na cidade de Urandi, de onde o mesmo conseguiu fugir, entrando em contato com as polícias de Minas Gerais da Bahia.

Em Urandi, a PM descobriu o local do cativeiro onde o motorista estava sendo mantido amordaçado. O local, um galpão, era utilizado pelos criminosos para ocultar mercadorias roubadas.

Na manhã desta quinta-feira foram presos Marinel da Silva, Elizeu Cardoso da Silva, Rosilene Rodrigues dos Reis, Valdemar Ferreira, José Alvani Lopes e Oliveira Aparecido Lopes.

Preso em um restaurante localizado às margens da BR 135, na Vila Sion em Montes Claros, Marinel da Silva, confirmou à polícia o roubo do caminhão carregado com polvilho e informou que havia trazido o veículo de Porteirinha para Montes Claros e depois levado para a fazenda do pai de Rosilene, na cidade de São João da Ponte.

Ainda segundo informações da PM, Marinel teria confessado também que iria retirar o motor do caminhão roubado e colocar em outro caminhão de sua propriedade, que estava com motor fundido. O caminhão foi encontrado na fazenda Santa Clara, localizada no município de São João da Ponte, onde foi preso Valdemar Ferreira.

Rosilene Rodrigues foi presa em Montes Claros, em sua residência, localizada na Rua Diamante, Bairro Monte Carmelo.

Elizeu Cardoso foi preso em Bocaiúva, onde trabalhava.

Na residência de Rosilene e Elizeu foram apreendidos dois veículos, um GM/Vectra, placa AHN 4836, e um caminhão Ford, que estava desmontado.

Já em um posto de combustível localizado na saída de Montes Claros para Belo Horizonte, foram presos José Alvani Lopes e Oliveira Aparecido Lopes. Eles estavam em companhia de Marinel e teriam deixado um veículo Mercedes Bens, placa HAB 4380, carregado com carvão no estacionamento de um posto de combustível.

No caminhão, a PM apreendeu 28 cartuchos intactos calibre 38, um revólver do mesmo calibre, um facão, uma faca de serra e uma carabina calibre 22. Os seis presos foram conduzidos à delegacia de polícia, juntamente com os objetos apreendidos. (Fonte: Jornal O NORTE)



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 19h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

PRESA QUADRILHA QUE SEQUESTROU CAMINHONEIRO NA BR-122 E ROUBOU CAMINHÃO E CARGA DE POLVILHO

 

Mais detalhes em instante.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 18h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PONTE

LIBERADOS R$ 300 MIL PARA PONTES DO RIO GORUTUBA

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

Ponte “Nego Ró” foi abalada com a cheia do rio, em fevereiro. Prefeitura improvisou uma passarela.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O Ministério da Integração Nacional e a Cedec – Coordenadoria estadual de Defesa Civil – liberaram R$ 300 mil para a prefeitura de Janaúba investir em infra-estrutura no rio Gorutuba e afluentes. O recurso deverá ser utilizado basicamente na melhoria das travessias nas áreas urbana e rural

O anúncio foi feito pelo prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito (PSDB). Em entrevista à rádio Onda Norte FM (103,9 Mhz), o prefeito citou que o dinheiro servirá para a reforma de pontes e travessias sobre o rio Gorutuba e afluentes. O investimento demonstra, segundo Abade, a parceria dos três governos (Federal, Estadual e Municipal) na execução de benefícios em Janaúba.

Com o recurso, a prefeitura fará a recuperação das pontes Nego Ró e Matinha, que ficam no perímetro urbano. Essas travessias foram danificadas em função do transbordamento da barragem Bico da Pedra, em fevereiro, e conseqüentemente a cheia do rio Gorutuba. As duas travessias ligam as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha. É intenção também de recuperar travessias em afluentes do rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, que ficam próximo à nascente do principal rio de Janaúba.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PONTE

ONG OBRIGA PREFEITURA DE MONTALVÂNIA A REFORMAR PONTE SOBRE O RIO COCHÁ

 

Foto crédito: Fábio Oliva: Ponte sobre o Rio Cochá, em Montalvânia.

 

Uma organização não-governamental que combate a corrupção no município de Montalvânia, localizado no Norte de Minas, a 19 km do estado da Bahia, e a cerca de 900 km de Belo Horizonte, acaba de obter uma vitória inédita no âmbito do Poder Judiciário mineiro. Por meio de uma ação civil pública, a ONG Verdade, Integração e Desenvolvimento da Associação Cochanina (VIDAC), fundada em maio de 2005, conseguiu compelir a Prefeitura de Montalvânia a reformar uma ponte sobre o Rio Cochá, que encontra se em péssimo estado de conservação e acarretava perigo para grande parte dos moradores do entorno do distrito de Capitânia.

A ação civil pública condenatória à obrigação de fazer foi proposta em março. O pedido da ONG foi contestado pela advocacia da Prefeitura, sob a alegação de que a ponte estava em boas condições de uso. Mas um acidente ocorrido há poucos dias na ponte acabou dando origem a um boletim de ocorrência feito pela Polícia Militar a pedido da entidade e também a fotografias que acabaram desmentindo a versão do município.

Um ônibus escolar lotado de estudantes ficou com uma roda entalada na ponte, depois que uma das tábuas cedeu no momento em que o veículo passava pelo local, dando grande susto em seus ocupantes.

A solução do problema veio durante audiência realizada no dia 10 de julho, no Fórum de Montalvânia, sob a presidência da juíza substituta Lorena Teixeira Vaz Dias, titular da Comarca de Manga, e participação do promotor substituto Ali Mahmoud Fayez Ayoub, titular da Comarca de Porteirinha. A Prefeitura de Montalvânia terá que reformar a ponte em 90 dias. Até lá, a ponte ficará interditada. Se não cumprir o que ficou estabelecido na audiência, o prefeito José Florisval de Ornelas (PTB) pagará do próprio bolso uma multa de um salário mínimo por dia.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

IRMÃO TENTA MATAR O OUTRO COM FACA E PAU

 

ESPINOSA (por Oliveira Júnior) – O lavrador Edílson Ferreira Martins, 25 anos, foi preso pela Polícia Militar por tentativa de homicídio. Edílson é acusado de tentar matar o irmão Pedro Lolasco Martins Júnior, 17 anos. O crime ocorreu no sábado, 14, na cidade de Espinosa.

Conforme informações do Tenente Reginaldo Ribeiro, comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar de Espinosa, os irmãos tiveram desavença por motivo familiar. Na discussão, Edílson armou se com uma faca e um pedaço de pau com os quais golpearam o irmão mais novo.

Pedro Júnior ficou gravemente ferido na cabeça e no abdômen. A vítima foi atendida no hospital de Espinosa e, devido à gravidade dos ferimentos, encaminhado para unidade hospitalar de Montes Claros. Ainda conforme a PM, há suspeita que o adolescente esteja com traumatismo craniano. Pedro Júnior teve perfuração na cabeça e no pulmão.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

HOMEM ENFIA A FACA NO PEITO DE LAVRADOR

 

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – A Polícia Militar desta cidade prendeu o desocupado João Soares Bispo, 35 anos, sob acusação de tentativa de assassinato. Ele tentou contra a vida do lavrador Hélio Aparecido Gomes, 27 anos. O fato aconteceu no domingo, dia 15, na comunidade de Lagoa da Pedra, em Verdelândia.

Hélio Gomes foi ferido por golpe de faca. Houve uma discussão entre Hélio e João. Este armou se com uma faca com a qual golpeou o desafeto. O lavrador foi atingido no peito esquerdo, próximo ao coração. Hélio Gomes, que mora nesta cidade, foi encaminhado ao Hospital Regional Dr. Alberto Bahia, em Janaúba, e, devido à gravidade do ferimento, levado para unidade hospitalar, na cidade de Montes Claros, distante 170 quilômetros de Verdelândia.

Ao ver o desafeto em agonia, João Soares tentou fugir, mas foi impedido por populares. A prisão foi efetuada pelos Soldados Rocha e Cardoso, ambos da PM de Verdelândia. Em contato com a PM de Jaíba, os militares foram informados que contra João Soares – morador na comunidade Lagoa das Pedras – havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Manga por tentativa de homicídio.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

SOEBRAS REALIZA PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL NA SERRA GERAL

 

Foto crédito Ascom/PMP:

Candidatos durante aplicação das provas no prédio do CAIC, em Porteirinha.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Soebras – Associação Educativa do Brasil – juntamente com a Funorte - Faculdades Unidades do Norte de Minas – realizou no domingo, dia 15, o processo seletivo para o pré-vestibular municipal na microrregião da Serra Geral de Minas. As provas foram no Caic desta cidade. Esse pré-vestibular é uma parceria entre a Prefeitura de Porteirinha e a Soebras/Funorte.

O processo atraiu 731 inscritos para o curso preparatório para o vestibular. São oferecidas 200 vagas, ou seja, média de 3,65 candidatos por vaga. Foram realizadas provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia, História e Conhecimentos Gerais. Do total de inscritos, 151 pessoas não compareceram para fazer as provas, o que corresponde a 20,65% de desistência.

O resultado desse processo foi divulgado ontem, terça-feira, dia 17. Os aprovados deverão efetivar a matrícula entre hoje, quarta-feira, dia 18, e sexta-feira, dia 20. Caso algum candidato desista, a oportunidade será para o primeiro colocado na lista de espera, cuja matrícula poderá ser feita na segunda-feira, dia 23. O curso será realizado de agosto a dezembro deste ano.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

PARCERIA OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DA REGIÃO

 

Foto crédito Ascom/PMP:

Professor Everaldo Ramos, da Funorte, e o prefeito de Porteirinha, Alonso Reis,

em visita às salas onde foram realizadas as provas.

 

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A parceria entre a Prefeitura de Porteirinha e a Soebras/Funorte mostra que há entidades e instituições preocupadas com as comunidades carentes da microrregião da Serra Geral de Minas. Através dessa parceria é possível desenvolver ações que visam o desenvolvimento cultural, social e econômico da região.

O pré-vestibular municipal instituído em Porteirinha é uma dessas ações desenvolvidas pela Soebras/Funorte em parceria com a prefeitura deste município. A secretária Especial da Juventude de Porteirinha, Ronilda Lacerda, destaca essa junção da prefeitura e da instituição educativa como forma de facilitar o acesso dos jovens à educação. “Essa é uma ação inédita da prefeitura de Porteirinha e quem ganha com isso é a comunidade”, declarou Ronilda.

Para o professor Everaldo Ramos, idealizador do Projeto de Educação Popular da Funorte, é um grande prazer trabalhar em parceria com o município de Porteirinha, já que é notável o compromisso da atual administração com a educação e a juventude porteirinhense.

O prefeito de Porteirinha, Alonso Reis, que formou em Jornalismo pela Funorte, cita que a parceria objetiva a preparação dos jovens para os processos seletivos de instituições de ensino superior. Em parceria com a Soebras e a Funorte, o cursinho funcionará em modernas instalações no antigo auditório do Colégio Eugênio Pacceli, com uma equipe técnica totalmente qualificada e material didático de qualidade.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MULHERES

JANAÚBA NA CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES

 

BELO HORIZONTE – A II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres foi encerrada na terça-feira, dia 10, com a votação das propostas dos cinco grupos de trabalho na plenária final e a eleição das 183 delegadas que representarão o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 20 de agosto. A cidade de Janaúba foi representada nessa conferência por Vilma Meira, Shantally Viana e Yolanda Barbosa, que também irá à conferência nacional.

Os grupos apresentaram sugestões a partir dos seguintes temas: "Autonomia e igualdade no mundo do trabalho", "Educação inclusiva e não sexista", "Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos", "Enfrentamento da violência contra as mulheres" e "Mulher e poder: participação social na política".

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SINDICATO

SINDICATO LUTA PELA APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A concessão da aposentadoria aos trabalhadores rurais foi o principal assunto debatido no encontro que reuniu trabalhadores deste município. A reunião foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Porteirinha.

O presidente do sindicato, Gilmar Antunes, disse que a comissão julgadora da Fetaemg – Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais – deverá homologar o sindicato de Nova Porteirinha junto ao Ministério do Trabalho. Com isso, segundo Antunes, haverá respaldo para pressionar o INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social – quanto à aposentadoria dos trabalhadores.

Outra medida a ser adotada será a capacitação dos dirigentes. O vice-presidente do Sindicato, Aélcio José dos Santos, não poupou elogios ao presidente Gilmar para quem é uma pessoa dedicada. Aélcio queixou das atitudes de uma minoria que, por picuinha política, tenta atrapalhar a entidade e os dirigentes.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADANIA

NOVA PORTEIRINHA RECEBE A CARAVANA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Além do atendimento com a emissão de documentos, a caravana concedeu lazer às crianças. 

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O Projeto "Caravana da Assistência Social" esteve em Nova Porteirinha esta semana quando proporcionou aos moradores a aquisição de documentos de identidade e, ao mesmo tempo, através da parceria com a prefeitura, a integração social entre os moradores. Idosos, adultos, jovens e crianças envolveram se em atividades de lazer, entretenimento e convívio social.

Moradores das comunidades rurais vieram requerer a documentação básica e também obter orientação com relação á saúde, educação e assistência social. “Foi um dia memorável para a população de Nova Porteirinha. Aliás, esse é o nosso objetivo, através do setor de assistência social do município, oferecer um atendimento que possibilite a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, citou Solange Batista de Almeida, secretária municipal de Assistência Social de Nova Porteirinha.

Solange Almeida destacou ainda a parceria entre a prefeitura e o Recivil – Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais – e a Sedese – Secretaria de Estado Desenvolvimento Social – como propósito, identificar e oferecer ao público do Programa Bolsa Família a documentação civil básica - registro civil, certidão de nascimento/casamento - como estratégia de acesso ao Bolsa Família.

 

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Prefeito Wilmar Soares, secretária Solange Almeida e coordenadora Maria Cecília Duarte. 

 

A coordenadora dos Projetos Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, agradeceu à prefeitura e ao povo de Nova Porteirinha. “Estamos felizes com a acolhida e o comprometimento do governo local. Quero também parabenizar o prefeito Wilmar Soares e a secretária Solange Almeida pela iniciativa de estabelecer esta iniciativa com o governo do Estado e também agradecer os oficiais de registro civil que têm contribuído em muito com este projeto”, citou Maria Cecília para quem essa atitude favorece em muito aos moradores. “Quem ganha é o povo daqui”, destacou a coordenadora.

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Equipe do Recivil atendeu os moradores de Nova Porteirinha. 

 

Profissionais da Caixa Econômica, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, Cartório Eleitoral, oficiais de registro civil, profissionais e agentes das áreas de Saúde, Assistencial Social, Educação e Cultura de Nova Porteirinha contribuíram com a realização do mutirão da cidadania, em Nova Porteirinha. Prestigiaram ao evento o Defensor Público Estadual João Helton Barbosa, os vereadores José Vieira Sobrinho, Maria das Dores (Dona Dora) dos Santos, Carolina (Dona Calu) Cândida, José (Zé de Donério) Martins, Marilza Mendes, Venilton Santos e Regina Freitas, entre outras autoridades e lideranças de Nova Porteirinha e Janaúba.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

*Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

FORMATURA

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

 

Tenente Rondinelly, a vereadora Dona Dôra, a diretora da escola Adeílza Santos, Soldado Araújo, professora Neusa e uma aluna.

 

Na sexta-feira, dia 13, foi a formatura dos alunos da escola municipal Darcy Ribeiro, de Nova Porteirinha, no Proerd. 36 estudantes receberam o certificado do Proerd e o cartão Amigo da PM.

 

FORMATURA II

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Rogério Martins, formando em Agronomia pela Unimontes.

 

 

43 estudante da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros – colaram grau na sexta-feira, dia 13, em Janaúba, cidade onde são ministrados os cursos de Agronomia (17 formandos) e Zootecnia (26 formandos). Entre os formados está o meu irmão Rogério Martins de Oliveira, conhecido por “Cebola”, que vira Engenheiro Agrônomo.

 

Foto crédito Divulgação: Eu e o mano Rogério Martins.

 

 



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MULHERES

JANAÚBA NA CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES

 

BELO HORIZONTE – A II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres foi encerrada na terça-feira, dia 10, com a votação das propostas dos cinco grupos de trabalho na plenária final e a eleição das 183 delegadas que representarão o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 20 de agosto. A cidade de Janaúba foi representada nessa conferência por Vilma Meira, Shantally Viana e Yolanda Barbosa, que também irá à conferência nacional.

Os grupos apresentaram sugestões a partir dos seguintes temas: "Autonomia e igualdade no mundo do trabalho", "Educação inclusiva e não sexista", "Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos", "Enfrentamento da violência contra as mulheres" e "Mulher e poder: participação social na política".

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

LAVRADOR É ASSASSINADO EM JAÍBA

 

JAÍBA – O lavrador Claudiolano Cordeiro de Arruda, 25 anos, foi assassinado no final de semana, nesta cidade. Ele foi atingido por quatro disparos de revólver. Um homem, com capacete na cabeça, aproximou-se do lavrador, sacou a arma e atirou. A vítima foi encaminhada ao hospital desta cidade, mas não resistiu e morreu.

O crime ocorreu na tarde de sábado na praça Nossa Senhora da Glória. Claudiolano Cordeiro estava em frente a um bar conversando com um amigo. Ele foi surpreendido pelo homem de capacete na cabeça que imediatamente atirou contra o lavrador. Foram quatro disparos que acertaram a vítima.

Avisados através de um telefonema anônimo, os policiais militares deslocaram para a praça onde depararam com o lavrador caído ao chão em agonia. Claudiolano foi socorrido e levado ao hospital. Foi constatado que os tiros acertaram o tórax, o abdômen e os antebraços do lavrador.

Momento em que os policiais investigavam o caso, o estado de saúde de Claudiolano agravou. Ele não suportou e morreu. O lavrador morava no lote 545 da área A, no Projeto Jaíba, neste município.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COMENTÁRIOS

BLOG RECEBE COMENTÁRIOS

 

BLOG

Com menos de três meses na rede, o meu blog (www.oliveirajunior2.zip.net) recebeu 1.200 acessos. A intenção é ser, de maneira leal e plural, um canal de comunicação com os gorutubanos, janaubenses, norte-mineiros e com aqueles que queiram saber do que acontece em Janaúba e região. Dentre as manifestações recebidas, destaco o comentário do amigo Francisco Lacerda Figueiredo, Juiz de Direito da Comarca de Januária. Eis o comentário “

Oliveira, foi com grande satisfação que "descobri" seu blog onde são postadas notícias sobre nossa querida Janaúba. O blog é enxuto e com visual limpo, além de ser atualizado. Coloquei nos favoritos e o acesso diariamente. Um abraço”. Francisco Lacerda Figueiredo – Januária-MG

 

BLOG II

Para atender a tendência dos blogueiros e tornar o blog com visual mais dinâmico, lancei esta semana outro blog, desta vez pelo uniblog. O meu novo blog é oliveirajunior.uniblog.com.br . E através desse novo blog recebi o comentário do jornalista e amigo Antônio Augusto Pereira da Silva, do jornal Folha do Norte. Eis o comentário enviado às 13h30 do dia 05/07/2007 “Oliveira, muito bom o "seu espaço" na grande rede. A imprensa só tem a ganhar com atitudes como essa. Parabéns, amigo!”. Antônio Augusto – Jornal Folha do Norte.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

*Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

DIÁLOGO

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

A assistente social Jane Veloso e a promotora de Justiça Vanessa do Carmo

 

A assistente social Jane Veloso e a promotora de Justiça, Vanessa do Carmo, trocam idéias com relação às estratégias para orientar as famílias quanto aos malefícios do alcoolismo e das drogas. Um detalhe: os parceiros de ambas, Helvécio Albuquerque e Sérgio Coelho, respectivamente, tiveram e ainda podem ter os nomes cogitados para prefeito ou vice, em Janaúba.

 

VIAGEM

 

Desde o último domingo viajar de ônibus de Minas Gerais para outros Estados está 4,87% mais caro. Com esse reajuste na passagem interestadual, a viagem de Janaúba para São Paulo passou de R$ 134,67 para R$ 141,13. Para Aparecida do Norte-SP, mesmo valor. Quem embarcar em Janaúba com destino a Guanambi e Bom Jesus da Lapa paga R$ 32,76 e R$ 55,84 respectivamente. O preço da passagem para Belo Horizonte não mudou, continua em R$ 93,60. Os dados são da empresa Gontijo.

 

VIAGEM II

 

Diariamente partem quatro ônibus de Janaúba para São Paulo nos horários 11h30, 16h, 16h30 e 17h30. Também, diariamente, para Guanambi e Lapa, às 3h e 5h da manhã. Para Aparecida do Norte apenas na sexta-feira, às 10h. De Janaúba para Belo Horizonte às 21h30, todos os dias. E de quinta-feira a domingo, às 22h.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COLUNA

FATOS E PAUTAS

 

*Oliveira Júnior (e-mail oliveirajunior2@bol.com.br)

 

NO MESMO LADO

 

As quatro grandes lojas de eletrodomésticos e móveis de Janaúba têm algo em comum além de serem do mesmo ramo. Todas elas estão instaladas na avenida do Comércio e do mesmo lado, em quarteirões diferentes. E ainda realizam promoções, enfeitam a fachada e distribuem pipoca e algodão doce quase que simultaneamente.

 

TUCANOS

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

Marcelo Miranda, Jaime Lacerda e José Benedito: desse trio pode sair uma dobradinha.

 

No próximo domingo, dia 15, haverá convenção municipal do PSDB. Os tucanos vão eleger o sucessor de Marcelo Miranda na presidênci do partido. Mês passado foi anunciado o nome do secretário municipal de Saúde e pretenso candidato a prefeito, Helvécio Albuquerque, para a presidência. Esta semana o nome do vereador Jaime Lacerda ganhou projeção para presidir. Se isso acontecer, será confirmado o que essa coluna adiantou na edição de 26 de maio quando mencionou  “na foto, durante a caminhada do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o vereador e presidente da Fundajan - Fundação de Assistência Social de Janaúba - Jaime Lacerda de Oliveira (PSDB) demonstrou que fará parte do poder de decisão sobre a sucessão do prefeito Ivonei Abade (PSDB). Jaime esteve ladeado do ex-vereador Marcelo Miranda (PSDB) e do vice-prefeito José Benedito Neto (PT), que são prefeitáveis.

 

TRISTEZA

 

Artista e político gostam de agir e falar para muitas pessoas. Se não tiver público, é ruim. O vereador Jésus Magno da Silveira deu testemunho fiel a essa temática. “Quando vejo o plenário da Câmara (de Janaúba) vazio, dá uma tristeza”, declarou Jésus para quem não há ânimo para expressar diante da ausência de espectadores.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




HUMOR

DIVIRTA-SE

 

O texto abaixo foi enviado pelo amigo e jornalista Luís Cláudio Guedes, de Brasília-DF.

 

“MÃE...SÓ TEM UMA”

 

A professora mandou os alunos escreverem uma redação que terminasse com:

"Mãe... só tem uma".  No dia seguinte, ela chama o THOMAS para ler sua composição e o garoto assim começa:

"Eu estava doente, espirrando, tossindo,febril, não conseguia comer nada, não podia brincar, nem vir à escola. Aí,de noite, a mamãe esfregou Vick Vaporub no meu peito, me deu um leitinho quente com um comprimidinho, me cobriu, eu dormi e, no dia seguinte acordei bonzinho e feliz. Mãe...só tem uma."

A classe toda aplaudiu, a professora elogiou, deu dez para Thomas.

Chamou o MICAEL , que já foi logo lendo a dele:

" Eu tinha prova de Conhecimentos Gerais no dia seguinte, não sabia nada, não conseguia decorar nada, comecei a chorar, achando que ia tirar zero. Aí a mamãe sentou do meu lado, pegou o livro, me explicou tudo direitinho, tomou a minha lição e eu fui dormir sossegado. Quando acordei senti que  sabia tudo, vim à escola. Fiz a prova e tirei 10. Mãe... só tem uma".

A classe, emocionada, também aplaudiu Micael. A professora deu dez para ele  também.

Desta vez chamou o Wandergleidson Júnior:

 " Cheguei no barraco, minha mãe que estava na cama com um cara que não conheço, diferente do cara da semana passada, gritou para mim:  Wandergleidson Júnior, seu neguinho filho da p#t@, vai lá na geladeira e traz duas celveja. Aí eu abri a geladeira e gritei pra ela: - Mãe... Só tem uma!"

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




JORNALISMO

OLIVEIRA JÚNIOR ASSUME O JORNALISMO DA ONDA NORTE FM

 

O jornalista Oliveira Júnior completou 21 anos de radiojornalismo.

 

O jornalista e radialista Oliveira Júnior assume esta semana o Departamento de Jornalismo da rádio Onda Norte FM 103,9 Mhz, em Janaúba. A reativação desse setor faz parte da estruturação da emissora que desde o primeiro semestre deste ano transmite a programação musical genuinamente no estilo sertanejo. Em princípio será levado ao ar o informativo “Onda News”, com notícias de hora em hora no período de 7h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira e, ainda, aos sábados.

A segmentação é essencial para atender um grande e exigente público adepto da música sertaneja. E será nesses moldes o jornalismo da Onda Norte FM, conforme ficou estabelecido entre o jornalista Oliveira Júnior e o diretor da rádio, Valério Dias, esta semana quando da contratação do jornalista. “É claro que teremos espaço para outros assuntos jornalísticos, mas a ênfase será para o agronegócio e os acontecimentos na área artística do estilo sertanejo”, comentou Oliveira Júnior, que há dois meses deixou o jornalismo da rádio Cidade 94 FM, de Nova Porteirinha, onde esteve por 5 anos e dois meses.

O retorno de Oliveira Júnior ao rádio coincide com a comemoração de 21 anos de radiojornalismo que ele completou no dia 26 de junho. Iniciou-se pela rádio Gorutubana AM, passou pela Torre FM 91,7 Mhz, ambas em Janaúba, e pela Cidade FM, em Nova Porteirinha. E ainda pelos jornais O Jornal de Janaúba, O Jornal, Correio Janaubense, Jornal Gorutuba, Serra Geral Notícias, Folha do Norte, Jornal da Serra Geral, pelas sucursais os jornais Minas ao Norte e Jornal do Norte, ambos de Montes Claros, e atualmente no Jornal Gorutuba e na sucursal do jornal O Norte, este de Montes Claros; e ainda em assessorias de imprensa de instituições públicas e empresas.

Para Valério Dias a contratação do jornalista Oliveira Júnior fundamenta se no princípio da formalização do projeto dinâmico do radiojornalismo. “A rádio Onda Norte FM está na fase de estruturação e a receptividade do público tem sido boa. E a nossa intenção é oferecer uma programação que atenda os anseios dos ouvintes e anunciantes. Para nós é um orgulho ter Oliveira Júnior de volta e ele passa a comandar o jornalismo da Onda Norte”, diz Valério Dias numa referência ao fato do jornalista Oliveira Júnior ter atuado no Jornalismo da rádio Torre FM 91,7 Mhz, no período de 1995 a 2001.

A rádio Onda Norte FM foi adquirida pelo empresário e vereador Valério Dias, no ao passado. Ao lado pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Adelino Pereira Dias, o empresário Valério Dias também comanda a rádio Torre FM 91,7 Mhz, em Janaúba e primeira emissora de freqüência modulada na microrregião da Serra Geral de Minas.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MUNDO

CRISTO É ELEITO UMA DAS SETE NOVAS MARAVILHAS

 

O Cristo Redentor foi inaugurado por

Getúlio Vargas em outubro de 1931.

 

 

O Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro, é oficialmente uma das novas sete maravilhas do mundo, de acordo com o anúncio oficial divulgado para mais de 40 mil pessoas em uma cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado.

Numa votação, realizada pela Internet e por mensagens de celular, a estátua do Corcovado ficou junto com alguns dos mais importantes monumentos do mundo, como Taj Mahal, Machu Pichu, Chichén Itzá, Coliseu, Muralha da China e Petra, na Jordânia.

A lista representa os votos de mais de 100 milhões de pessoas. Inicialmente, qualquer local podia ser indicado como um das novas sete maravilhas.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 20h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TRABALHADOR

SINDICATO PROMOVE ENCONTRO DE TRABALHADORES RURAIS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Porteirinha.

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Porteirinha realizará na terça-feira, dia 10, o encontro de trabalhadores com o objetivo em discutir as ações a serem implantadas como forma de proporcionar benefícios para a categoria. A reunião será às 13h30, no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha.

De acordo com o presidente do Sindicato, Gilmar Antunes da Silva, o encontro também servirá de intercâmbio entre os trabalhadores e haverá palestras com representantes da Fetaemg – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais. Gilmar Antunes cita ainda que haverá assembléia geral do sindicao em que serão debatidos assuntos de interesse dos trabalhadores.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM A SOEBRAS E LANÇA PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL

 

Foto crédito Ascom/PMP:

Alonso Reis, prefeito de Porteirinha: parceria com a Soebras ajudará os jovens.

 

PORTEIRINHA – A prefeitura de Porteirinha lançou na semana passada o Pré-Vestibular Municipal, uma ação inédita que visa oferecer preparação aos jovens para os processos seletivos de instituições de ensino superior.

 Serão oferecidas 200 vagas. Para se inscrever, o candidato deverá passar por uma seleção pública com provas objetivas que serão aplicadas no próximo domingo, dia 15. As inscrições para a seleção poderão ser feitas até quarta-feira, dia 11, na Biblioteca Pública Municipal e na Secretaria Especial da Juventude.

O Pré-Vestibular Municipal é um projeto de educação popular da Prefeitura de Porteirinha em parceria com a Soebras – Associação Educativa do Brasil – e a Funorte - Faculdades Unidades do Norte de Minas - e funcionará em modernas instalações no antigo auditório do Colégio Eugênio Pacceli, com uma equipe técnica totalmente qualificada e material didático de qualidade.

Para o prefeito de Porteirinha, Alonso Reis, isso é um avanço educacional e de formação cidadã. “O novo pré-vestibular municipal garantirá oportunidade na vida dos nossos jovens, pois é o que a juventude precisava há muito tempo”, disse o prefeito.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADANIA

NOVA PORTEIRINHA GANHA CRAS E AÇÃO SOCIAL

 

Foto crédito Oliveira Júnior:  

Secretária de Ação Social de Nova Porteirinha, Solange Almeida: direitos de cidadania.

 

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Neste domingo, dia 8, será inaugurado o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – de Nova Porteirinha e na oportunidade haverá uma ação social com o intuito de promover o intercâmbio da comunidade e ao mesmo tempo proporcionar a cidadania para os moradores. Dentre as atividades a serem desenvolvidas está a emissão de documentos pessoais para a população.

A inauguração do CRAS será às 8h. A secretária municipal de Ação Social, Solange Almeida, destaca a importância do CRAS por garantir os direitos de cidadania, com ênfase no direito á convivência família e comunitária, oferecendo proteção especial de média complexidade.

Instituído pelo governo em parceria com a prefeitura, o centro de referência de assistência social contará com um assistente social, um psicólogo, dois auxiliares administrativos, um auxiliar de serviços gerais, um motorista e dois estagiários acadêmicos do curso de Serviço Social.

Solange Almeida cita que o CRAS prestará assistência social aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, como crianças que abandonam os estudos para trabalhar; violência domestica, discriminação, esclarecimentos sobre os direitos de trabalhador, idosos, deficientes.

PROGRAMAÇÃO

09h - Abertura com Benção Ecumênica

10h às 15h – Emissão de carteira de identidade, título eleitoral, certidões de nascimento, casamento e óbito;

10h às 13h – Emissão de CPF

10h às 15h – Exposição fotográfica “Ceramista Maria Buçu”,

                  – Exposição da feira de artesanato do Centro de Artesanato de Nova Porteirinha;

      – Leitura ao ar livre (Biblioteca Pública Municipal);

      – Saúde: Aferimento de pressão, exame de glicemia, higienização bucal e corporal;

      – Cama elástica, algodão doce e pipoca (á vontade);

      – Apresentação grupo de quadrilha “Arraiá do Gorutuba” e projeto de Arte-Educação “A escrita do Barro”.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SEGURANÇA

PM CONCLUI 1ª ETAPA DO “VILA NOVA, NOVA VILA”

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com o objetivo em promover uma rede diversificada de ações e informações, foi concluída essa semana a primeira etapa do Projeto de Polícia Comunitária “Vila Nova, Nova Vila”, realizada no distrito de Vila Nova dos Poções, neste município. Esse projeto é desenvolvido pela 12ª Companhia de Polícia Militar Independente de Janaúba.

Também houve a formatura de 78 crianças que concluíram o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Essas crianças estudam a 4ª série e foram instruídas pelos policiais militares Cabo Elton Freitas, Soldado Dénisson Araújo e Soldado João Dias e pelos voluntários Fabiano e Valquíria. Houve a exposição dos trabalhos das crianças, mostra de vídeo e fotos, canto e assistência social.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADANIA

POPULAÇÃO DE PORTEIRINHA COMPARECE AO CAIC PARA TIRAR DOCUMENTOS

 

Foto crédito Ascom/PMP:

Ana Jéssika exibe, orgulhosa, a sua carteira de trabalho emitida no mutirão.

 

PORTEIRINHA – As estudantes Eva Maria e Ana Jéssika conseguiram ontem, sexta-feira, a Carteira de Trabalho. Elas compareceram ao Caic, onde aconteceu um mutirão para a emissão de documentos pessoais.  “Eu queria muito tirar minha Carteira de Trabalho para facilitar na hora de arrumar um emprego”, diz Ana Jéssika, de 16 anos.

Desde às 8h, documentos como carteira de trabalho, registro de nascimento, carteira de identidade puderam ser emitidos no local. Além disso, a população de Porteirinha e região também contou com assistência jurídica no local, prestada por assessores jurídicos do município.

Toda a ação foi organizada pela prefeitura de Porteirinha, através da secretaria de Inclusão Social e Cidadania, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social - Sedese. Para Kênia Maíra de Souza Duarte, representante da Sedese, muita gente não consegue o benefício do programa Bolsa-Família, por causa da falta de documentação. “Nosso objetivo é fazer a emissão dos documentos pessoais, tanto para a inclusão nos programas do Governo Federal, como para que as pessoas possam ter sua documentação básica. Aproveitamos essa maratona também para conferir o cadastro dos quilombolas, que precisam ser identificados e registrados”, explica.

De acordo com a assistente social Nair Leles, após a realização de uma pesquisa nos cadastros da Secretaria de Inclusão Social, notou-se que há um grande número de pessoas que não têm documentação alguma, daí a importância do evento de ontem, que, segundo ela, aconteceu de forma harmônica e tranqüila.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




BLOG

ATENÇÃO! ATENÇÃO!!!

ESTOU COM NOVO BLOG QUE É

http://oliveirajunior.uniblog.com.br

 



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 02h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CIDADE

HOMEM RIFA CAVALO POR R$ 5 EM MG

 

 

Um homem teve uma idéia inusitada para conseguir dinheiro. O morador da cidade de Lavras, no interior de Minas Gerais, anda pela cidade puxando o cavalo que está rifando. Cada bilhete pode ser comprado por apenas R$ 5.

O vendedor usa o próprio animal como forma de divulgar o sorteio. A presença do cavalo pintado com o preço do bilhete chama a atenção dos moradores da cidade. Alguns arriscam a sorte e decidem comprar uma rifa.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 23h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

ESCOLAS DE NOVA PORTEIRINHA RECEBEM BRINQUEDOTECA

 

Foto crédito Ascom/PMNP:

A superintendente de Ensino, Maria Eni Fróes, o prefeito Wilmar Soares e a secretária de Educação, Simone Almeida: brinquedoteca em Nova Porteirinha.

 

NOVA PORTEIRINHA – A prefeitura de Nova Porteirinha lançou, essa semana, a brinquedoteca nas escolas municipais. Uma brinquedoteca é reconhecida como espaço preparado para estimular a criança a brincar, permitindo o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.

Orientados quanto às necessidades psicopedagógicas das crianças, os educadores que atuam nas brinquedotecas trabalham para desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho, criar espaços de convivência que propiciem interações espontâneas e desvincular o valor lúdico do monetário do brinquedo.

Uma brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É um espaço alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TURISMO

INVENTÁRIO MOSTRA AS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DE PORTEIRINHA

 

Foto crédito Ascom/PMP:

A acadêmica das Faculdades Pitágoras, Riselma Mendes, a professora de turismo,

Cibele Veloso, o coordenador do curso de turismo, Clinton Xavier, o prefeito de

Porteirinha, Alonso Reis e o turismólogo da prefeitura, Fernando Henrique.

 

PORTEIRNHA – A cidade de Porteirinha recebeu essa semana o inventário de oferta turística, feito pelas Faculdades Pitágoras. A entrega foi feita ao prefeito Alonso Reis por Clinton Xavier, coordenador do curso de Turismo da referida faculdade e por Cibele Ataíde, coordenadora do centro de documentação do Pitágoras.

 O inventário foi elaborado para diagnosticar potencialidades e apontar sugestões para o desenvolvimento do turismo em Porteirinha. O documento servirá para viabilizar recursos junto aos governos estadual e federal.

 Além disso, foram discutidos na reunião assuntos de relevância para o planejamento e coordenação de ações voltadas à formulação de políticas municipais de turismo, com vistas à valorização das potencialidades de nossa cidade e conseqüente diversificação das fontes econômicas do município.

Na oportunidade, o turismólogo da Prefeitura Fernando Henrique Aguiar apresentou o Comtur – Conselho Municipal de Turismo - recentemente criado na cidade. Estiveram presentes o prefeito Alonso Reis, secretários, gerentes, empresários e representantes de entidades de Porteirinha.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 21h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PROJETO

ASSOCIATIVISMO FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR EM GORUTUBA

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

O gerente da Emater, Valmisoney Moreira, e o presidente da Emater-MG, José Silva Soares.

 

NOVA PORTEIRINHA – A organização dos agricultores familiares do Perímetro Irrigado do Gorutuba, no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, tem resultado na comercialização coletiva da produção. Este trabalho só foi possível graças ao desenvolvimento associativista dessas famílias, agregadas em 26 associações, que, de forma coletiva participam de projetos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – Compra Antecipada com Doação Simultânea.

A Emater-MG, que atua desde o final de 2005 no Gorutuba, prestando serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vem fortalecendo o trabalho associativista dessas famílias, incentivando a formação de novas lideranças.

"Este trabalho visa o desenvolvimento sustentável das comunidades, tendo como princípio básico a auto gestão que resultou na organização do setor produtivo", informa o gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Janaúba Valmisoney Moreira Jardim.

A estratégia utilizada pela empresa, segundo Valmisoney, foi capacitar as associações, incentivar atividades de auto gestão, promover visitas, excursões e feiras com o objetivo de orientar, informar e motivar os agricultores a buscar novos mercados e alternativas de comercialização dos seus produtos. Um trabalho realizado em convênio com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Paranaíba (Codevasf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 20h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EDUCAÇÃO

PROFESSORES DE NOVA PORTEIRINHA RECEBEM CERTIFICADOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA

 

Foto crédito Ascom/PMNP: A professora Anely recebe do prefeito Wilmar Soares o certificado da formação continuada.

 

 

NOVA PORTEIRINHA – A secretaria municipal de Educação da prefeitura de Nova Porteirinha entregou essa semana os certificados da primeira formação continuada de professores de Nova Porteirinha. Essa formação visa preparar os educadores para novas metodologias.

A superintendente regional de Ensino de Janaúba, Maria Eni Santos Fróes, participou da solenidade e enalteceu o empenho dos educadores. Tanto a secretária de Educação, Simone Almeida, quanto o prefeito Wilmar Soares destacaram o comprometimento dos professores em aperfeiçoarem mais ainda.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




BOMBEIROS

CIDADE PÁRA PARA VER SIMULAÇÃO DOS BOMBEIROS

 

Foto crédito Oliveira Júnior: Na simulação, os bombeiros prestam atendimento a vítima de acidente. 

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um acidente com motocicleta e incêndio num veículo e em árvores. O som das sirenes dos veículos do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba. Isso foi o suficiente para a cidade de Janaúba literalmente parar na manhã de sexta-feira, dia 29. Populares ficaram assustados e curiosos diante da movimentação no centro da cidade e nas imediações da unidade do pelotão.

O susto foi controlado. Essas cenas foram planejadas. O 3º Pelotão promoveu a simulação que foi acompanhada e cronometrada por este Blog (www.oliveirajunior2.zip.net). Desde o telefonema de solicitação por socorro sobre os acidentes e o atendimento e transporte da suposta vítima e do combate ao imaginário incêndio foram registrada pela reportagem deste jornal.

Essa ação do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba fez parte das atividades da Semana Nacional de Combate ao Incêndio e da Semana dos Bombeiros. 

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

Vias com estacionamento nos dois lados são empecilhos para o deslocamento em caso de emergência.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




INCÊNDIO FATAL

APOSENTADO MORRE DURANTE INCÊNDIO NA CASA

 

A Policia Militar de Januára compareceu na fazenda Rodiador, município de Pedras de Maria da Cruz, onde foi encontrado no interior de uma residência o corpo de Edino Alves Pinto, 63 anos, aposentado. Segundo informações de testemunhas, durante a noite, aconteceu um incêndio na residência da vitima. Edino estava sem vida e parcialmente carbonizado. Esse fato aconteceu na quinta-feira, dia 28.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 10h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ACIDENTES

NOVE MIL ACIDENTES E SEIS MIL FERIDOS NAS ESTRADAS DE MINAS

 

 

Entre 1º de janeiro e 28 de junho deste ano foram registrados 9.227 acidentes, com 487 mortos e 6.176 feridos nas estradas federais de Minas Gerais. O aumento no número de acidentes é de 14,15% (foram 8.083, em 2006) e de 18,56% no de pessoas feridas (foram 5.209, no ano passado). O total de mortos nas rodovias caiu 4,13% (de 508, no ano passado, para 487 este ano). A estatística da Polícia Rodoviária Federal é alarmante. A imprudência é o principal motivo da violência nas estradas. As colisões frontais, provocadas na maioria das vezes pelas ultrapassagens em locais proibidos e pelo excesso de velocidade, causaram cerca de 24% das mortes.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




POLÍCIA

MENINA DE 14 ANOS É RAPTADA E ASSASSINADA EM BRASÍLIA

 

A tragédia que abalou Montes Claros, o desaparecimento e a morte brutal do menino Sidney Júnior, de 10 anos, se repetiu em Brasília, DF. Exames na arcada dentária e impressões digitais confirmaram ser da garota Isabela Tainara, de 14 anos, o corpo localizado num matagal em Samambaia, cidade-satélite. Isabela estava desaparecida desde maio e todo o Distrito Federal se mobilizou na sua procura. Para a polícia, o assassino pode ser alguém muito próximo da menina. O fato de Isabela ter conversado tranqüilamente com a mãe, ao telefone celular, no dia do desaparecimento, 16 de maio, reforça a tese. A mãe ligou e a menina disse que já estava chegando em casa. Antes de a ligação cair, a mãe, a funcionária pública Edite Cunha, de 46 anos, ouviu uma voz masculina, ao fundo. Depois disso, não conseguiu nenhum contato com a filha. O corpo foi encontrado, ontem de manhã, em estado de decomposição atrás do condomínio onde mora sua avó. O crânio, localizado quinta-feira, estava a 300 metros, enrolado com uma corda, que pode ser o cadarço do tênis dela. O exame de DNA deve ficar pronto hoje, mas a liberação do corpo só deverá acontecer daqui a 10 ou 30 dias.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




BOMBEIROS

BOMBEIROS FAZEM SIMULAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO E ATENDIMENTO A ACIDENTADO

 

Foto crédito Oliveira Júnior:

Com a simulação, os bombeiros demonstram que os acidentes com motocicletas são os mais freqüentes em Janaúba.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um acidente com motocicleta e incêndio num veículo e em árvores. Essas cenas foram planejadas. O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba promoveu a simulação que foi acompanhada e cronometrada por este Blog. Desde o telefonema de solicitação por socorro sobre os acidentes e o atendimento e transporte da suposta vítima e do combate ao imaginário incêndio foram registrada pela reportagem deste jornal.

Os veículos dos bombeiros andaram por cerca de um quilômetro e meio na área central da cidade. Ficou constatado que os condutores de veículos ainda necessitam de um conhecimento mais especificado com relação à desobstrução de via em caso de emergência. Entre o toque da sirene, no pelotão, para acionar os bombeiros e estes saírem com os veículos foram cronometados 20 segundos. O deslocamento no trajeto no centro comercial de Janaúba durou cerca de três minutos, isso considerando que o horário da simulação era de pouco movimento de veíulos.

Incluindo o atendimento da vítima e o combate ao incêndio imaginário no veículo e em árvores, os bombeiros, gastaram 8 (oito) minutos e 13 segundos. Essa ação do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba fez parte das atividades da Semana Nacional de Combate ao Incêndio e da Semana dos Bombeiros.

Foto crédito Oliveira Júnior:

Bombeiros apagam incêndio imaginário em carro. Ação faz parte da Semana Nacional de Combate a Incêndio.



Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 09h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DROGAS

PORTEIRINHA REALIZA O PROJETO VIVA FELIZ SEM DROGAS

 

Foto crédito Ascom/PMP:

 Campanha mobilizou a comunidade de Porteirinha para pôr fim às drogas.

 

PORTEIRINHA– Foi realizada essa semana a campanha antidrogas “Viva feliz sem drogas” na cidade de Porteirinha. A semana antidrogas começou com uma caminhada que concentrou estudantes, professores, crianças e jovens na Praça Odilon Coelho e percorreu os trechos da Rua Barão do Rio Branco, Avenida Governador Valadares e Avenida Major Fidêncio Cangussu.

O objetivo da campanha foi alertar a sociedade sobre os problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, a fim de prevenir o consumo inicial, desestimular o uso e conscientizar sobre a importância do apoio da comunidade na reabilitação dos dependentes químicos.

Também houve blitz educativa em três pontos da cidade. Na quinta-feira foram proferidas palestras com o médico Stênio Santos e o Soldado Ricardo, além de apresentações culturais. E ontem aconteceu a premiação do concurso de slogan da Campanha Antidrogas.

Essa ação foi organizada pela Prefeitura de Porteirinha, através da Secretaria de Inclusão Social, do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e Centro de Atenção Psico-Social – CAPS. E teve o apoio da Secretaria de Educação, da Polícia Militar de Minas Gerais/PROERD, dos Alcoólicos Anônimos, da Unipac e das Escolas e Projetos Sociais da cidade.

Escrito por oliveirajunior2@bol.com.br às 08h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, JANAUBA, Homem
Histórico
Outros sites
  Oliveira Júnior
  Oliveira Júnior
  JORNAL SERRA GERAL
  RADIO ONDA NORTE FM
  A PROVÍNCIA
  O NORTE
  BOL - E-mail grátis
  ENQUETES
Votação
  Dê uma nota para meu blog